Oportunidades – Agosto 2016

Plataforma Voto Legal estimula transparência na doação para campanhas

Um banner informativo com a foto de várias mãos erguidas; há uma mensagem em texto: "Software livre para doações eleitorais - fazer o pré-cadastro"

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional o financiamento empresarial de campanhas, com o objetivo de diminuir a influência do poder econômico nas eleições, e isso deve mudar o cenário das disputas pelos cargos municipais em 2016. A novidade é que candidatos devem aumentar seus esforços de captação de recursos com pessoas físicas.

Para estimular campanhas políticas mais baratas, limpas e transparentes surgiu a plataforma Voto Legal.  A aposta é estimular o financiamento cívico de campanhas aproximando candidatos e eleitores por meio uma forma ágil de doação e com ferramentas claras de prestação de contas.

Ministério da Cidade oferece capacitação para administradores públicos online

 O Ministério das Cidades oferece uma série de cursos online gratuitos para gestores que atuam em diferentes esferas da administração pública. A maioria das capacitações funciona no sistema de autoinstrução, ou seja, o aluno conduz sozinho seu processo de aprendizado.

Um dos destaques é o curso a distância de Planos de Saneamento Básico. A ideia é apresentar ao aluno repertórios sobre a legislação em vigor na área, indicando leituras disponíveis sobre o tema, com foco em desenvolvimentos de planos de forma participativa.

Tem alguma dúvida ou dica de pauta para a equipe do Boletim AGP? Escreva para contato@institutovotorantim.com.br