Conheça o programa de inclusão “Para Todos”, da Citrosuco

A Citrosuco realizou, nos dias 30/06 e 01/07, uma ação para cadastro de currículos pessoas com deficiência (PCDs). A iniciativa, que integra o programa Para Todos, aconteceu no município de Matão, em São Paulo, e conta com apoio do Instituto Votorantim em parceria com o Instituto Rumo de Inclusão, além do engajamento de instituições e atores locais de Matão e Araraquara.

A ação é uma das frentes de atuação da Citrosuco, que visa identificar profissionais com deficiência interessados em ingressar no mercado de trabalho. Durante o encontro, cada um dos profissionais participou de atendimento com psicólogos, análise de perfil, avaliação de laudo médico e identificação de seus interesses no momento do cadastro.

De acordo com Renata Rocha, gerente de desenvolvimento humano e organizacional da Citrosuco, o objetivo é entender a realidade dessas pessoas, o perfil e interesse profissional, as necessidades de adequação dos espaços de trabalho, além de possibilitar a inserção na vida profissional.

O Instituto Rumo de Inclusão, parceiro na ação, auxiliou no recrutamento e cadastro de pessoas. Luiza de Paula, representante do instituto, reforçou que “a ação é uma iniciativa que propõe uma sociedade mais justa e com oportunidades iguais para todos”. Ela acredita que o programa incentiva o protagonismo da pessoa com deficiência e traz à tona a valorização do potencial dos profissionais, em vez de suas deficiências.

João Aparecido Garcia, profissional que participou do cadastro e tem baixa visão, relatou as dificuldades para conseguir uma colocação profissional por conta do preconceito. Tanto as empresas quanto responsáveis pelo recrutamento desconhecem a capacidade profissional das pessoas e, devido às deficiências, acabam eliminando esses candidatos.

Com o cadastro, a Citrosuco organizou um banco de currículos que será utilizado em futuros processos de seleção para preenchimento do quadro de funcionários da empresa. Além de estimular o empoderamento, o programa comprova que é possível transformar teoria em prática.

Confira, abaixo, a matéria da TV Matão sobre o cadastro, e acompanhe nossas novidades, também, pelo FacebookTwitter e YouTube.