Das telas para o futuro

Aquecimento global, descarte correto de lixo e consumo consciente são alguns dos debates que a SUSTENTABILIDADE propõe.

Isso porque seu conceito está intrinsecamente ligado a ações que garantem ao planeta melhores condições que a atual – a médio e longo prazo. Este debate faz parte do cotidiano do Instituto Votorantim (iV), uma vez que os programas e ações seguem a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) que prevêem a erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável; energia limpa e acessível; trabalho consciente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; além de parcerias e meios de implementação.
Para lhe ajudar a refletir sobre o assunto, o Instituto Votorantim (iV) selecionou 5 documentários que tem como assunto central a relação do homem com o planeta. Confira:

 

Home – Nosso planeta, nossa casa: o fotógrafo Yann Arthus-Bertrand mostra, por meio de imagens exuberantes, o crescimento da perda da diversidade natural, a globalização da agricultura, o crescimento populacional e da pobreza, e acima de tudo, a beleza deste mundo.

A história das coisas: a trajetória da própria construção social é uma saga de abusos, exageros, desperdício e saturação. Acompanhe como os padrões de consumo, desde a extração da matéria prima à venda dos produtos, afetam o meio ambiente.

Lixo extraordinário: registro do trabalho do artista plástico Vik Muniz, no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, localizado na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

Food Inc: um filme que investiga a cadeia de produção dos alimentos nos EUA, desde a manipulação e o monopólio de grãos e cereais à criação e abate de animais para consumo.

A Era Estupidez: Um arquivista do futuro analisa registros audiovisuais do passado para tentar entender por que a humanidade falhou na luta contra as mudanças climáticas e o aquecimento global.

Hora de agir

Clique aqui para conhecer os programas do Instituto Votorantim (iV) e saber como as empresas Votorantim estão contribuindo para um mundo mais sustentável.