Desafio Voluntário: todo mundo ganha

Para instigar e desenvolver ações de voluntariado entre os seus mais de 30 mil funcionários, o Instituto Votorantim (iV) e as empresas investidas da Votorantim realizam, desde 2015, o Desafio Voluntário. O evento é uma competição solidária que ocorre entre junho e outubro e promove a integração de funcionários e terceiros com as comunidades em que há unidades Votorantim. Este ano o tema mobilizador é Educação e Cidadania, acompanhando as atividades comemorativas do centenário da Votorantim.  

Segundo Raquel Leite, da área de Gestão de Programas do Instituto Votorantim, o game, que está em sua quarta edição, vem apresentando uma adesão crescente. “É interessante ver como as pessoas do entorno são contagiadas ao iniciarmos o Desafio. Numa matemática simples, cada voluntário engajado atrai ao menos mais um para o seu projeto, o que acaba dobrando a participação de pessoas anualmente”, comenta. Atualmente, a meta é alcançar 10% do total de funcionários e impactar cada vez mais pessoas. “Revisamos alguns processos como a plataforma, que está mais simplificada e, agora, é possível realizar mais ações e em mais locais. Além disso, ampliamos as premiações que contemplam valores em dinheiro, Dotz e reconhecimento”, explica.

Comece agora!

Para participar do Desafio Voluntário, basta ser empregado de uma empresa investida da Votorantim ou do iV, inscrever-se na plataforma Voluntários Votorantim e realizar ações até 28 de setembro. Amigos e familiares também podem participar, mas precisam receber convite de um funcionário.

Os voluntários podem se engajar em ações já criadas ou cadastrar novas ações de voluntariado. Ao final, a Comissão Organizadora composta por membros da Votorantim Cimentos, Nexa, CBA, Votorantim Energia, Votorantim S.A., Hejoassu, Fibria, Citrosuco, Centro de Excelência e Instituto Votorantim avaliam a pontuação obtida no processo. (confira o regulamento).

A premiação acontece em três categorias, sendo duas em dinheiro e uma em reconhecimento para os três primeiros colocados em cada uma: Escolas/Instituições, Unidades e Voluntários.

A divulgação dos resultados e premiados será realizada no dia 22 de outubro.