Encontro da Atuação Social Votorantim: saiba tudo o que rolou no evento

Na última quarta-feira (31/07), a Votorantim realizou o Encontro da Atuação Social, um evento que reuniu CEOs, diretores e executivos da companhia e de suas empresas investidas, além de parceiros de projetos sociais para debater sobre temas como sustentabilidade, diversidade e cidadania.

 

Baseado no lema “Impacto social está no nosso DNA”, o diretor-presidente do Instituto Votorantim (iV), Cloves Carvalho, abriu a programação resgatando um pouco da história do Instituto e ressaltando os desafios e as metas para os próximos anos.

 

O ponto alto de sua fala foi ao assegurar que a empresa está deixando seu legado quando foca suas ações no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) anunciados pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Alguém, em algum lugar do Brasil, precisa do que a Votorantim tem a oferecer. E para realizar esse impacto social de ampla relevância, estamos dispostos a usar todos os nossos valores e capitais – humano, financeiro, social e institucional”.

 

Lideranças como Ricardo Carvalho (presidente do Conselho do iV), Ana Helena Vicintin (vice-presidente do Conselho do iV), Rafael Gioielli (gerente geral do iV) e Marcelo Castelli (CEO da Votorantim Cimentos) também estiverem presente e participaram do painel Debate Social, no qual discutiram o papel da Votorantim e de grandes corporações na promoção da diferença social e a importância de a prática começar na liderança para impactar os colaboradores até ser incorporada na gestão do dia a dia.

 

Por fim, o público presente teve a oportunidade de assistir aos Diálogos Improváveis, uma dinâmica de entrevistas em que uma personalidade fazia perguntas para a outra, que por sua vez interrogava a próxima, e assim por diante, em um momento de muito conhecimento, inspiração, ideias e esperança de um mundo melhor para todos.

 

Veja algumas frases que marcaram este encontro:

 

José Roberto de Moraes Filho | Conselho do iV

“Nosso DNA é de empoderar as comunidades na ponta e fazer a transformação em volta das unidades produtivas da Votorantim”.

 

Hélio Santos| Vale do Dendê

“Ao todo, 65 jovens negros morrem dia sim, dia sim, no Brasil. Mais da metade dos lugares em que a Votorantim atua, é liderada por mulheres. Essas informações nos levam a entender que nossas ações podem seguir dois eixos bastante vulneráveis: programa de apoio integral à família de risco e programa focado em juventude”.

 

Gabriel Ferreira | Direção do Banco Votorantim

“O futuro de qualquer nação passa por educação e isso tem tudo a ver com investimento social e dar oportunidade para todos. Essa é uma questão central”.

 

Matheus Cardoso | Moradigna

“O que me tornou um empreendedor social foi conhecer o problema de morar em uma residência insalubre durante muito tempo da minha vida. Então, resolvi empreender um negócio que tem como propósito fazer com que as pessoas morem bem dentro de suas próprias casas”.

 

João Miranda | CEO da Votorantim S.A.

“Não tem como uma empresa continuar existindo, se ela não tiver uma sensibilidade para o entorno dela, seja social ou ambiental. Empresas que não têm esse cuidado com o próximo, onde quer que ele esteja, são negócios fadados a morrer”.

 

Tiago Mundano | Pimp My Carroça

“90% da reciclagem do Brasil passa pelas mãos dos catadores e catadoras de materiais recicláveis. Mas hoje, no modelo vigente no país, se paga R$ 120 bilhões por ano para empresas enterrarem lixo. Nós precisamos mudar, fazer uma disrupção desse sistema e dar aos catadores o valor que eles merecem”.

 

Gabriela Woge | Diretora da Votorantim Cimentos

“Nós, mulheres, devemos escolher pessoas e lugares que nos apoiem, nos tratem com respeito e nos coloquem numa condição de igualdade em relação a gênero. E as empresas, por sua vez, devem entender que esse posicionamento de inclusão deve partir e ter apoio integral das lideranças”.

 

Selma Moreira | Fundo Baobá

“Espero que todos voltem para o dia a dia de vocês pensando: ‘como faço para ter mais negros na minha equipe?’. Quem sabe assim, com mais inclusão e oportunidades, esses ‘diálogo improváveis’ se tornem cada vez mais prováveis, cada vez mais transformadores”.

 

Conheça os programas e projetos sociais realizados pelo Instituto Votorantim!