Espaço Aberto – Setembro 2016

Corumbá (MS) finaliza Plano de Mobilidade Urbana e Rural e aguarda aprovação

O trabalho, que começou em 2015 e ouviu a população por meio de audiências públicas, chegou a uma versão final e já está na câmara municipal aguardando aprovação para o início da próxima etapa: colocar ações em prática. Essa é uma agenda muito importante na cidade – que é de porte médio e não para de crescer. Corumbá possui um complexo sistema de transporte, envolvendo modais ferroviário e rodoviário e tem posicionamento estratégico, na fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia. A ideia é que, com o plano, seja possível direcionar o crescimento de forma sustentável, beneficiando a população, do trabalhador ao empresário. A sustentabilidade foi um dos conceitos que balizaram o desenvolvimento do plano. Saiba mais em no site

Parceria com universitários colabora com construção de plano em Votorantim (SP)

Durante duas semanas de agosto, 16 alunos do curso de Licenciatura de Geografia da Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba, estiveram em Votorantim (SP) aplicando questionários de origem e destino que avaliam, por meio da escuta dos cidadãos, as condições e uso do transporte local. A proposta é que, a partir dos resultados, sejam criadas soluções para melhorar ofertas de serviços. Os resultados já foram incorporados ao diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana e Rural da cidade.

Votorantim está localizada estrategicamente na região metropolitana de Sorocaba (SP) e seu crescimento pede um bom planejamento em termos de mobilidade. A conclusão desse documento acontece em outubro e a previsão é que em outubro ocorra uma audiência para apresentar os resultados dos esforços de diferentes atores da comunidade para a produção do plano.