Fique por dentro do Ciclo 2 do PVE 2017

Foto com detalhe de uma criança desenhando em um papel
Atividades do Ciclo 2 do PVE em Selviria, no Mato Grosso do Sul. Foto: Arquivo IV

O Ciclo 2 do programa Parceria Votorantim pela Educação teve início na segunda quinzena de junho. Em 2017, a iniciativa está presente em 53 municípios brasileiros.

Nesta etapa, as atividades principais estão relacionadas à devolutiva da matriz de competências, trabalhada no Ciclo 1, que prevê o acompanhamento da evolução dos municípios em aspectos de gestão e mobilização, nas três frentes do programa: gestão escolar, gestão educacional e mobilização.

O levantamento de prioridades das competências que serão trabalhadas ao longo do ano também integra o Ciclo 2. Além disso, ocorreu a análise conjunta dos documentos construídos pelas secretarias de educação e as equipes de gestores escolares durante a primeira etapa do programa.

Em 2017, os municípios participantes puderam escolher três temas para trabalhar o PVE nas escolas: Gestão Pedagógica Inclusiva, Espaços Como Ambiente de Aprendizagem e Avaliação Participativa. Ao longo dos ciclos, cada município ou polo recebe materiais para aprofundamento do tema escolhido.

Outra novidade este ano foi a implementação de plug-ins para formação pedagógica. Em parceria com o Instituto Natura, parte dos municípios que integram a iniciativa contou com a Escola Digital, plataforma de objetos digitais de estudo, voltada a educadores do Ensino Fundamental I e II; e o portal Trilhas, desenvolvido para auxiliar professores que atuam na alfabetização.

Por fim, o Ciclo 2 promoveu atividades de mobilização na comunidade, de acordo com o plano definido pelos municípios na etapa anterior. O Ciclo 3 do PVE terá início a partir de 11 de setembro.

Acesse nossa matéria sobre a Escola Digital para saber mais sobre a plataforma e acompanhe nossas novidades, também, pelo FacebookTwitter e YouTube.