Guia do Voto – Plataforma digital orienta eleitores para voto consciente

Estamos próximos de uma importante eleição e muita gente ainda não se sente segura com a escolha dos candidatos. Pensando em ajudar a população e reforçar seu compromisso com o futuro do país, resolvemos celebrar o centésimo aniversário da Votorantim oferecendo uma ferramenta de utilidade pública para apoiar o voto consciente. Conheça melhor o Guia do Voto!

A proposta é simples: compartilhar informações sobre a política no geral – de maneira apartidária e ideologicamente neutra – para que os cidadãos possam exercer seu direito de voto e fazer uma escolha responsável; afinal, formar uma sociedade mais justa, igualitária e com representatividade é de interesse de todos.

Sendo assim, criamos o Guia do Voto, uma plataforma em que as pessoas podem tirar dúvidas sobre diversos assuntos, como Cidadania, Poderes Legislativo e Executivo, Justiça e Sistema Eleitoral, Candidatos, Partidos e Coligações, Financiamento Público e Apuração de Votos, bem como um breve contexto sobre a história das eleições no Brasil. Segundo Raquel Cambaúva Leite, analista sênior de Capital Social e Institucional do Instituto Votorantim os feedbacks dos mais de 8 mil usuários do aplicativo é surpreendente.  “Usamos a base oficial do Tribunal Regional Eleitoral completa, sem nenhum tipo de filtro. Sendo assim, apartidário e para todos, é interessante ver que por meio dele as pessoas descobrem aqueles que realmente representam os seus ideais”, comenta.

O projeto foi realizado em parceria com o cientista político Humberto Dantas, a Moraes Pitombo Advogados, a Fullbar Digital e o Canal Futura.

Ainda dá tempo de se informar e votar conscientemente! Encontre o aplicativo Guia do Voto na App Store e Google Play ou acesse pelo site https://guiadovoto.org.br.