3º Happy Hour debate sobre educação de hoje e o futuro mercado de trabalho

Carolina da Costa, do Insper,  e Márcio Guerra,  da Universidade Corporativa SESI e SENAI, são os convidados

Em julho, a série Happy Hour do Instituto Votorantim aborda o tema “A educação que temos hoje e futuro do mercado de trabalho: e agora?!”. O encontro acontece no dia 26/7, a partir das 17h, com transmissão ao vivo pelo Facebook.

A ideia deste debate é discutir quais são os principais gaps entre formação acadêmica e demanda do mercado de trabalho. O encontro também vai abordar os desafios de universidades e plataformas educacionais para preparar jovens que deverão ocupar as chamadas “profissões do futuro”.

Os convidados são Carolina da Costa, vice-presidente de graduação do Insper; e Márcio Guerra, Gerente Executivo da Universidade Corporativa SESI e SENAI – UNINDÚSTRIA. A medição será feita por Mirella Ugolini, gerente de desenvolvimento da área de recursos humanos da Votorantim S.A.

Carolina da Costa é Ph.D em Educação (ênfase em Cognição) pela Rutgers, The State University of New Jersey, bacharel e mestre em Administração. Nos EUA, conduziu estudos sobre pensamento sistêmico e resolução de problemas complexos, participou de pesquisa em PBL pelo eSTEP Project e do “Math and Science Partnership Project” (da National Science Foundation) para elevar desempenho acadêmico em escolas.

Em julho de 2012, assumiu a diretoria acadêmica da graduação do Insper, em 2013, a diretoria do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper e, em 2016, a presidência de graduação. É, também, professora cofundadora do Centro de Liderança e Inovação, global facilitator da AACSB (ministrando seminários de assessment e assurance of learning) e professora de “pensamento crítico” para liderança de empresas e instituições como Ambev, Santander e CONIB (Confederação Israelita Brasileira).

Márcio Guerra é economista, com MBA em Finanças e mestrado em Economia do Trabalho pela Universidade Católica de Brasília. Também é líder do Projeto Educação Livre (SESI/BID), focado em juventude, aprendizagem e inserção laboral, além de ocupar o cargo de Gerente Executivo da Universidade Corporativa SESI e SENAI – UNINDÚSTRIA.

Atuou como docente nos cursos de graduação e pós-graduação, também como consultor das Nações Unidas no campo da Educação. No Sistema Indústria desde 2004, exerceu cargo de Gerente de Estudos e Prospectiva, coordenou estudos e pesquisas no campo da prospectiva, mercado de trabalho, tecnologia, educação e saúde. Atualmente, coordena o programa Educação Livre, iniciativa da CNI e do BID, com o apoio da UNESCO.

Acompanhe nossas novidades, também, pelo Twitter e YouTube.