Linha do Tempo

Conheça e acompanhe a trajetória do Instituto Votorantim desde a fundação, a partir de nossa linha do tempo.

Linha do tempo

  • 2002

    Equipe Sermentes (Desafio Voluntário 2016)
    NascimentoO Instituto Votorantim foi criado no final de 2002 para alinhar, fortalecer e qualificar as ações sociais da Votorantim. A fim de estimular a capacidade de desenvolvimento das comunidades, o Instituto passou a elaborar políticas e estratégias de orientação dos investimentos sociais, com destaque para os programas de educação e trabalho dedicados aos jovens, campo de atuação que posteriormente seria ampliado.
  • 2003

    Consulta Lúdica do PVE em Juquiá (SP)
    AprendizadoO Instituto implantou comitês em suas empresas, nos quais os funcionários atuavam como gestores do investimento, acompanhando os projetos, e desde então passou a apoiar o relacionamento com a comunidade e o desenvolvimento dos projetos sociais.
  • 2004

    Projeto Sabores da Fazenda em Niquelândia (MG) - Programa ReDes
    ConsolidaçãoFoi o período de fortalecimento do apoio mais efetivo entre as empresas e o Instituto, com o estabelecimento de programas e parcerias para a implementação de projetos sociais nas comunidades, ainda com foco em educação e trabalho.
  • 2005/2006

    Dona Morena, beneficiada do Programa ReDes
    Expansão e Responsabilidade SocialPara reforçar e qualificar o planejamento de investimentos sociais, em 2005 e 2006, o Instituto capacitou profissionais exclusivos para atender cada uma das suas empresas. O período também foi marcado pela expansão da atuação para a área de cultura, com o início do Programa de Democratização Cultural Votorantim, e pelo surgimento do Via – Apoio ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • 2007

    Projeto da Cooperativa Vitória das Marias Produtos Caseiros e Manufaturados em Três Marias (MG) - Programa ReDes
    Evolução estratégicaAo completar cinco anos, o Instituto traçou um plano estratégico e passou a orientar a integração dos investimentos sociais das suas empresas. Este foi o ano em que os Indicadores Ethos começaram a ser aplicados em diversas das suas empresas. Ainda em 2007, o Instituto coordenou o 1º Prêmio Líder Social, para destacar funcionários comprometidos com ações sociais nas comunidades.
  • 2008

    Confecção de bandeiras na consulta lúdica do PVE em Juquiá (SP)
    Rotas para o FuturoO Instituto Votorantim estendeu seu apoio a projetos na área de esportes e lançou o conceito “Criando rotas para o futuro”, sistematizando os programas dedicados aos jovens. A sistematização de metodologias também avançou, com o lançamento do Guia de Investimento Social Externo e o desenvolvimento do Manual de Engajamento com Partes Interessadas, do Guia de Formalização de Parcerias e do Guia do Parceiro.
  • 2009

    Associação Brasilendense dos Apicultores (ABA) de Brasilândia (MT) - Programa ReDes
    SustentabilidadeOs sete anos de existência do Instituto Votorantim enfatizaram ainda mais o compromisso de qualificação do investimento social e de fortalecimento da cultura de responsabilidade social. A evolução estratégica obtida nos últimos anos deu ao Instituto também o papel de estimular o alinhamento das empresas aos sete Princípios de Sustentabilidade da Votorantim, um dos marcos de 2009 e um exercício inicial de integração entre os negócios. Outra conquista importante foi o surgimento do projeto Parceria Votorantim pela Educação.
  • 2010

    Pedro Villares, presidente do Instituto Arapyaú, parceiro do projeto Sobral de Futuro - AGP
    Rede de ParceriasFoi o ano das articulações e da expansão das parcerias destinadas a promover o desenvolvimento econômico das comunidades. Merece destaque o acordo consolidado com o BNDES, que culminou com a criação do Programa ReDes.
  • 2011

    Vista aérea de Rondon (Paraná)
    Visão TerritorialFoi consolidada a atuação do Instituto Votorantim no apoio ao desenvolvimento local, iniciando-se parcerias diretas com prefeituras para analisar conjuntamente impactos e definir investimentos. Outro marco importante do ano foi a decisão de integrar o planejamento do investimento social ao planejamento estratégico da Votorantim, o que deu peso ao papel e à relevância do Instituto.
  • 2012/ 2013

    Projeto Xambiart de Xambioá (TO) - Programa ReDes
    Gestão Social nos NegóciosOs anos de 2012 e 2013 consolidaram a atuação do Instituto Votorantim no desenvolvimento das estratégias de sustentabilidade e a criação do sistema de gestão social, com foco no valor compartilhado. Outros dois importantes programas são iniciados: Programa de Apoio a Gestão Pública e Programa de Qualificação de Organizações Locais.
  • 2015

    Projeto Itacastanha em Itabaiana (SE) - Programa ReDes
    Geração de Valor CompartilhadoAno em que a atuação do Instituto Votorantim deu continuidade ao processo de adaptação às necessidades de curto e médio prazo das empresas, aliando a gestão financeira dos investimentos sociais externos e desenvolvendo-as de forma ajustada à realidade de cada operação. Ainda em 2015, foi formalizada uma parceria estratégica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aprimoramento da metodologia do Programa ReDes.
  • 2016

    Vista da fábrica da Paz del Río em Nobsa (Boyacá), Colômbia
    Alcance InternacionalAcompanhando a tendência de internacionalização da Votorantim, o Instituto estendeu sua atuação como núcleo de estratégia social no exterior. Em 2016, desenvolveu um projeto customizado para a Fundação PazdelRío, braço da empresa de mesmo nome, controlada pela Votorantim Siderurgia da Colômbia. O Instituto apoio a Fundação na revisão da estratégia social e da governança do tema. O portfólio de projetos também foi ajustado para fortalecer as comunidades e a construção de um legado duradouro para nossa região.