Nossa história

Acompanhe a trajetória do Instituto Votorantim desde sua fundação.

Confira a linha do tempo

  1. 2002

    Nascimento

    Foto ilustrativa de 2002

    O Instituto Votorantim foi criado no final de 2002 para alinhar, fortalecer e qualificar as ações sociais da Votorantim. A fim de estimular a capacidade de desenvolvimento das comunidades, o Instituto passou a elaborar políticas e estratégias de orientação dos investimentos sociais, com destaque para os programas de educação e trabalho dedicados aos jovens, campo de atuação que posteriormente seria ampliado.

  2. 2003

    Aprendizado

    Foto ilustrativa de 2003

    Em 2003, o Instituto implantou comitês em suas empresas, nos quais os funcionários atuavam como gestores do investimento, acompanhando os projetos, e desde então passou a apoiar o relacionamento com a comunidade e o desenvolvimento dos projetos sociais.

  3. 2004

    Consolidação

    Foto ilustrativa de 2004

    Em 2004, o Instituto Votorantim fortaleceu o apoio mais efetivo às suas empresas no estabelecimento de programas e parcerias para a implementação de projetos sociais nas comunidades, ainda com foco em educação e trabalho.

  4. 2005/2006

    Expansão e Responsabilidade Social

    Foto ilustrativa de 2005

    Para reforçar e qualificar o planejamento de investimentos sociais, em 2005 e 2006, o Instituto capacitou profissionais exclusivos para atender cada uma das suas empresas. O período também foi marcado pela expansão da atuação para a área de cultura, com o início do Programa de Democratização Cultural Votorantim, e pelo surgimento do Via – Apoio ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

  5. 2007

    Evolução estratégica

    Foto ilustrativa de 2007

    Em 2007, ao completar cinco anos, o Instituto traçou um plano estratégico e passou a orientar a integração dos investimentos sociais das suas empresas. Este foi o ano em que os Indicadores Ethos começaram a ser aplicados em diversas das suas empresas. Ainda em 2007, o Instituto coordenou o 1º Prêmio Líder Social, para destacar funcionários comprometidos com ações sociais nas comunidades.

  6. 2008

    Rotas para o Futuro

    Foto ilustrativa de 2008

    Em 2008, o Instituto Votorantim estendeu seu apoio a projetos na área de esportes e lançou o conceito “Criando rotas para o futuro”, sistematizando os programas dedicados aos jovens. A sistematização de metodologias também avançou, com o lançamento do Guia de Investimento Social Externo e o desenvolvimento do Manual de Engajamento com Partes Interessadas, do Guia de Formalização de Parcerias e do Guia do Parceiro.

  7. 2009

    Sustentabilidade

    Foto ilustrativa de 2009

    Em 2009, ao completar sete anos, o Instituto Votorantim enfatizou ainda mais o compromisso de qualificação do investimento social e de fortalecimento da cultura de responsabilidade social. A evolução estratégica obtida nos últimos anos deu ao Instituto também o papel de estimular o alinhamento das empresas aos sete Princípios de Sustentabilidade da Votorantim, um dos marcos de 2009 e um exercício inicial de integração entre os negócios. Outra conquista importante foi o surgimento do projeto Parceria Votorantim pela Educação.

  8. 2010

    Rede de Parcerias

    Foto ilustrativa de 2010

    2010 foi o ano das articulações e da expansão das parcerias destinadas a promover o desenvolvimento econômico das comunidades. Merece destaque o acordo consolidado com o BNDES, que culminou com a criação do Programa ReDes.

  9. 2011

    Visão Territorial

    Foto ilustrativa de 2011

    O ano de 2011 consolidou a atuação no apoio ao desenvolvimento local, iniciando-se parcerias diretas com prefeituras para analisar conjuntamente impactos e definir investimentos. Outro marco importante do ano foi a decisão de integrar o planejamento do investimento social ao planejamento estratégico da Votorantim, o que deu peso ao papel e à relevância do Instituto.

  10. 2012/2013

    Gestão Social nos Negócios

    Foto ilustrativa de 2012

    Os anos de 2012 e 2013 consolidaram a atuação do Instituto Votorantim no desenvolvimento das estratégias de sustentabilidade e a criação do sistema de gestão social, com foco no valor compartilhado. Outros dois importantes programas são iniciados: Programa de Apoio a Gestão Pública e Programa de Qualificação de Organizações Locais.

  11. 2014

    Sinergia

    Foto ilustrativa de 2014

    O ano de 2014 definiu o novo posicionamento do Instituto Votorantim, “O trabalho forma a vida”. É por meio do trabalho que se formam profissionais e cidadãos e que se alavanca o desenvolvimento das comunidades. O foco é unir ainda mais suas empresas e as comunidades, sempre evoluindo em sinergia.

  12. 2015

    Geração de Valor Compartilhado

    Foto ilustrativa de 2015

    Em 2015, a atuação do Instituto Votorantim deu continuidade ao processo de adaptação às necessidades de curto e médio prazo das empresas, aliando a gestão financeira dos investimentos sociais externos e desenvolvendo-as de forma ajustada à realidade de cada operação. Ainda em 2015, foi formalizada uma parceria estratégica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aprimoramento da metodologia do Programa ReDes.