Prêmio PVE

Sobre

O Prêmio PVE busca reconhecer práticas diferenciadas, visando ampliar a mobilização e o compromisso dos diferentes atores dos municípios envolvidos nas ações do programa Parceria Votorantim pela Educação.

Ao dar visibilidade para as atividades desenvolvidas por participantes, a premiação contribui para a disseminação de bons trabalhos que possam ser inspiradores para outros municípios, na busca pela melhoria da aprendizagem dos alunos.

O programa Parceria Votorantim pela Educação é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas do Grupo Votorantim que busca contribuir para a melhoria da educação pública dos municípios onde a Votorantim atua, e em regiões de influência, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, e da mobilização social das comunidades.

Em 2018, o PVE acontece em mais de cem municípios brasileiros para celebrar o centenário da Votorantim. Todos os municípios participantes do programa PVE 2018 concorrem ao prêmio, financiado pelo Banco Votorantim.

 

CATEGORIAS E PRÊMIOS

O Prêmio PVE está dividido em dois grupos, de acordo com o tamanho dos municípios – até 20 mil habitantes e mais de 20 mil habitantes – e para cada um deles serão premiadas iniciativas em cinco categorias:

  • Prática de Acompanhamento da Aprendizagem: visa reconhecer práticas de acompanhamento da aprendizagem de destaque realizadas nas escolas públicas de municípios participantes do Programa PVE. Categoria voltada para coordenadores pedagógicos e diretores das escolas da Rede Municipal;
  • Gestão Escolar: visa reconhecer atuação diferenciada no âmbito da gestão escolar nas escolas públicas de municípios participantes do Programa PVE. Categoria voltada para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da Rede Municipal;
  • Gestão Educacional: visa reconhecer atuação diferenciada no âmbito da gestão municipal, em cidades participantes do Programa PVE. Categoria voltada para o Secretário Municipal de Educação e técnicos da Secretaria Municipal de Educação;
  • Mobilização Social: visa reconhecer ações de destaque na área de mobilização social nos municípios participantes do Programa PVE. Categoria voltada para o técnico mobilizador da Secretaria Municipal de Educação, mobilizador da empresa Votorantim e representantes do grupo de mobilização;
  • Destaque Nacional: visa reconhecer os municípios que tiveram atuação diferenciada em todas as frentes do Programa PVE. Esta categoria premia um município de cada frente.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

No Regulamento Prêmio PVE 2018 e anexos estão os critérios que serão avaliados em cada uma das categorias. Os indicadores serão coletados a cada ciclo do programa Parceria Votorantim pela Educação, pelo parceiro técnico do Instituto Votorantim. A entrega e qualidade dos produtos, presente na lista de indicadores do regulamento, será utilizada, também, como critério de desempate.

 

vencedores

Os vencedores do Prêmio PVE de 2018 serão divulgados no início do ano seguinte. Todas as cidades participantes do programa estão automaticamente inscritas na iniciativa.

Confira os vencedores da edição do prêmio em 2017:

  • Vencedor na Categoria Nacional: São Gonçalo do Abaeté (MG)
  • Finalista na Categoria Nacional: Esmeralda (RS)
  • Finalista na Categoria Nacional: Santa Filomena (PE)
  • Vencedor na Categoria Gestão Educacional: Maragojipe (BA)
  • Vencedor na Categoria Gestão Escolar: Esmeralda (RS)
  • Vencedor na Categoria Mobilização: São Félix (BA)

Para 2018, as premiações são diferentes do ano anterior. Confira por categoria:

Categoria Prática de Acompanhamento da Aprendizagem: haverá o reconhecimento das práticas de acompanhamento pedagógico de até 104 escolas destaques municipais, por meio de indicação nominal em publicação a ser produzida pelo Instituto Votorantim e seus parceiros técnicos; assinatura de 12 meses de kits pedagógicos para todos os participantes do grupo de formação em gestão escolar do PVE (diretores e coordenadores pedagógicos das escolas) dos 10 municípios destaques nacionais; e a inscrição para um curso online de especialização em gestão escolar e pedagógica para a dupla gestora das 10 escolas destaques nacionais.

Categorias Gestão Escolar, Gestão Educacional e Mobilização Social: representantes dos municípios vencedores receberão, como premiação, uma viagem formativa e cultural com todas as despesas pagas, em território nacional. Serão convidados para essa viagem 3 representantes de cada município.

Categoria Destaque Nacional: terá como premiação uma viagem formativa e cultural para dois municípios, com todas as despesas pagas, em território internacional, em que serão convidados dois representantes do município: o Secretário Municipal de Educação e um técnico formador da Secretaria Municipal de Educação, sorteado dentre os que participaram do PVE.

 

regulamento completo

 

O Instituto Votorantim torna público as normas de seleção do “Prêmio Parceria Votorantim pela Educação 2018”, destinado a participantes do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2018. Baixe o Regulamento Prêmio PVE 2018 e anexos.

Regulamento Prêmio PVE 2017  também está disponível para download.

O PVE EM NÚMEROS

Em 2018, o PVE está presente em 104 municípios

Distribuídos em 17 estados brasileiros

Realizadas pelas 9 empresas Votorantim(Banco Votorantim, CBA, Citrosuco, Fibria, NexaReservas Votorantim, Votorantim Cimentos, Votorantim Energia, Votorantim S.A. )