Quem somos

O Instituto Votorantim foi criado em 2002 para direcionar o investimento em responsabilidade social das empresas da Votorantim.

Nossa missão é qualificar a atuação social das nossas empresas, contribuindo para a competitividade dos negócios e o desenvolvimento das comunidades.

Organograma sobre Direcionamento e Impulsionamento da Performance social do Grupo Votorantim, clique para ver a descrição do gráfico.

Nosso principal foco é assegurar que a presença de uma unidade Votorantim propicie melhoria na qualidade de vida das comunidades, o que resulta, também em um ambiente melhor para as empresas.

Trabalhamos em linha com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Missão

Qualificar a atuação social das empresas contribuindo para a competitividade dos negócios e o desenvolvimento das comunidades.

Visão

Empresas e comunidades evoluindo em sinergia.

Nossa Atuação

Buscamos intensificar as alavancas de desenvolvimento socioeconômico das localidades em que A Votorantim está presente por meio de duas frentes: Gestão Social dos Negócios, que está diretamente ligada à estratégia da empresa, e o Desenvolvimento Local, em que atuamos para fortalecer alavancas sociais das localidades.

Investimento

Em 2015, o Instituto Votorantim otimizou os investimentos feitos para a transformação de realidades: R$ 71,5 milhões investidos, 73% provenientes de recursos próprios, 400 mil pessoas beneficiadas em 320 programas e projetos no Brasil. Também ocorreram ações na Colômbia, Argentina e Bolívia.

  • 2012: 64 milhões e meio de reais investidos em 204 projetos.
  • 2013: 64 milhões e 800 mil reais investidos em 248 projetos.
  • 2014: 76 milhões e 100 mil reais investidos em 293 projetos.
  • 2015: 71 milhões e 500 mil reais investidos em 320 projetos.

Organograma

A Holding Familiar é a holding que integra os conselhos das empresas Votorantim. O organograma se divide em três principais eixos: Conselho de Família, Conselho de Administração da Votorantim Participações e Conselho do Instituto Votorantim.

O Conselho do Instituto Votorantim se subdivide em três novas ramificações: Comitê BNDES, Comitê de Estratégia e Comitê de Finanças, e abrangem a atuação do Instituto Votorantim.

Tanto o Conselho de Família quanto o Conselho de Administração Votorantim S.A se relacionam com oito das empresas do grupo: Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia, Votorantim Energia, CBA, Banco Votorantim, Fibria e Citrosuco.

Organograma da organização de conselhos das empresas Votorantim. A holding familiar é o principal conselho. A partir da holding, partem três divisões: Conselhos de Família, Conselho de Administração Votorantim S.A e Conselho do Instituto Votorantim. Do Instituto Votorantim, há duas subdivisões: Comitê BNDES e Comitê de Finanças, que respondem pelo Comitê de Estratégia. Ainda pela Holdin Familiar, estão as empresas do grupo: Votorantim CImentos, Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia, Companhia Brasileira de Alumínio, Banco Votorantim, Fibria e Citrsuco.