Quem Somos e Como Atuamos

Criado em 2002, o Instituto Votorantim é o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim e trabalha com a geração de valor compartilhado.

Isso significa promover benefícios sociais cada vez mais significativos e duradouros nas localidades de atuação da Votorantim, gerando um ambiente propício para a operação sustentável dos negócios.

Quatro elipses dispostas lado a lado, em sequência, com texto indicativo e interligadas por setas para os dois lados. A segunda e a terceira elipses estão sobrepostas e unidas. Todas as elipses estão unidas por uma terceira seta de dois lados, maior que as demais. Elipse 1 Investidores; elipse 2 Instituto Votorantim Núcleo de estratégia social; elipse 3 empresas; Elipse 4 comunidades. Seta 1 retorno sobre o investimento; Seta 2 engajamento comunitário; Seta 3 direcionador e impulsionador da performance social do Grupo Votorantim. Os investidores estão conectados ao Instituto e às empresas pela seta de retorno sobre o investimento. O Instituto e as empresas estão conectados às comunidades pela seta engajamento comunitário.

Nossa atuação prioriza conhecer os atuais desafios das regiões onde há negócios Votorantim, e é um dos passos para entender quais são as soluções de longo prazo para a sociedade e identificar oportunidades e riscos para os negócios.

A partir deste diagnóstico, elaboramos estratégias e projetos para promover o desenvolvimento social e, ao mesmo tempo, ampliar a competitividade das empresas.

Também buscamos, em todas as nossas ações, o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para nós, em uma sociedade mais justa e sustentável, todos ganham.

Missão

Qualificar a atuação social das empresas, contribuindo para a competitividade dos negócios e o desenvolvimento das comunidades.

Visão

Empresas e comunidades evoluindo em sinergia.

Nossa atuação

Buscamos intensificar as alavancas de desenvolvimento socioeconômico das localidades em que a Votorantim está presente, por meio de duas frentes: Gestão Social dos Negócios, que está diretamente ligada à estratégia da empresa, e Desenvolvimento Local, em que atuamos para fortalecer e qualificar os potenciais de desenvolvimento social dos municípios.

 

Investimento

Em 2018, o Instituto Votorantim ajudou a qualificar os investimentos sociais das empresas da Votorantim, visando a geração de valor compartilhado: foram implementadas cerca de 200 ações pelo Instituto Votorantim, R$ 123 milhões movimentados, em 160 municípios do Brasil, da Colômbia, da Argentina e do Peru.

2012

64,5 milhões
204 projetos

2013

64,8 milhões
248 projetos

2014

76,1 milhões
293 projetos

2015

71,5 milhões
320 projetos

2016

108,5 milhões
340 projetos

2017

127,1 milhões
340 projetos

2018

123 milhões
211 projetos

Organograma

O controle acionário da Votorantim é exercido pela família Ermírio de Moraes através da holding HEJOASSU, cuja governança é desempenhada pelo Conselho Hejoassu (conselho da Propriedade) e pelo Conselho de Família.

A Votorantim S. A., controlada pela HEJOASSU, é a gestora de portfólio e tem como instância máxima o Conselho de Administração, órgão responsável por definir e desenvolver o portfólio de negócios.

Em paralelo, o Conselho do Instituto Votorantim é o responsável por dar as diretrizes do investimento social e atua por meio de três comitês: Comitê BNDES, Comitê de Estratégia e Comitê de Finanças. Por sua vez, cada empresa investida possui seu próprio Conselho de Administração.