Leitura de mestre

Considerados como uma importante ferramenta de aquisição de conhecimento,  seja no formato mais moderno – o e-book- ou estimulando o tradicional trocar de páginas, os livros têm papel fundamental na atualização dos profissionais de todas as áreas. Mas, quando estes atuam no setor educacional, manter a leitura em dia é fundamental para aplicar os conceitos mais modernos em todo o ambiente escolar.

Visando atingir este objetivo e ampliar os conteúdos aplicados no programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que em 2017 atingiu a marca de 51 municípios impactados, o Instituto Votorantim (iV) reuniu indicações de leitura para inspirar os gestores a renovarem as bases utilizadas em suas escolas. Confira:

“O Que Revela o Espaço Escolar? Um Livro Para Diretores de Escola”, de Comunidade Educativa Cedac e Editora Moderna.

Um guia que apresenta diversas formas de solucionar os problemas e comunicações feitas no ambiente escolar. É possível baixá-lo gratuitamente aqui. “Recomendo por ser um material simples, direto e claro de orientação sobre como todo e qualquer espaço da escola pode favorecer o aprendizado dos alunos. Suas ferramentas de diagnóstico e a estrutura de reflexão são muito claras. Usamos no PVE em 2017 e tivemos um retorno muito positivo das equipes da gestão das escolas”, indica Anna Christina A. Nascimento, Coordenadora do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE).

A Gestão Participativa na Escola, da Editora Vozes

O livro aborda a o entendimento de que o alcance dos objetivos educacionais, em seu sentido amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica ocorrente no contexto de sistemas de ensino e escolas em relação a objetivos educacionais concebidos e assumidos por seus membros, de modo a constituir um empenho coletivo em torno da sua realização.

 

 

INDIQUE: Indicadores de Qualidade Educação

“Esta publicação foi desenvolvida pela ONG Ação Educativa para fomentar a autoavaliação participativa nas escolas. Ela permite tanto analisar como a escola se encontra em termos de ambiente escolar, práticas pedagógicas, ensino e aprendizagem, formação dos docentes, acesso e permanência dos alunos etc., quanto fomentar a participação da comunidade escolar na construção da escola. É uma metodologia com a qual o PVE já trabalhou e possui uma grande força para apoiar a gestão escolar de forma mais integrada e colaborativa”, comenta Fu Kei Lin, Analista de Projetos Sênior, em Gestão de Programas – Equipe PVE.

Saiba mais e baixe os livros da coleção em http://bit.ly/2xU0qT1 

PVE

Em 2018, o foco das atividades do Instituto Votorantim (iV) é o programa Parceria Votorantim Pela Educação (PVE), que tem como objetivo apoiar as redes municipais de ensino, incentivando a mobilização social (trazendo a comunidade para dentro da escola) e estimulando o desenvolvimento de competências para o fortalecimento da gestão educacional e das instituição de ensino. Educação é um tema que nos move. Saiba mais sobre as atividades e investimentos realizados pelo iV, em 2017, no PVE, aqui.