Lições lúdicas

De modo geral, manter a atenção do aluno e trazer assuntos relevantes para sala de aula são desafios diários na rotina de educadores. As motivações de conversas fora de hora, sono incontrolável e olhar perdido são inúmeras e não permitem que o aluno absorva o conteúdo passado. É a hora em que as escolas podem investir em meios de aprendizagem alternativos!

Os recursos adicionais são comumente utilizados para promover debates de temas atuais e extrair lições de livros, tais como o curta-metragem. Popularmente conhecido como “curta”, este é um filme de pequena duração – com até 30 minutos – que funciona como um aliado para aqueles que desejam atingir este objetivo de maneira lúdica e visual.

O Instituto Votorantim (iV) selecionou produções que abordam noções de geografia, história, literatura, sustentabilidade e outros temas. Ideais para apresentar aos alunos do ensino básico e fundamental. Confira:

  •  Brincando entre estrelas

Direção: Marcelo Salerno

Sinopse: As figuras formadas pelas estrelas no céu são o mote para abordar as interpretações que as diferentes culturas e povos deram a grupos de estrelas e constelações, como o conjunto conhecido por Três Marias.

  •  Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore

Direção: William Joyce e Brandon Oldenburg

Sinopse: O curta metragem“The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” (Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore), aborda o mundo mágico da leitura.

  •  Rua das Tulipas

Direção: Alê Camargo

Sinopse: Um inventor cria soluções para todos os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas. Após ver a felicidade de todos seus vizinhos, percebe que ainda falta uma pessoa… ele.

  •  A odisseia de uma garrafa

Direção: Nik Kleverov

Sinopse: Uma garrafa de plástico jogada ao chão começa uma odisseia épica até encontrar o caminho de volta.

PVE

Em 2018, o foco das atividades do Instituto Votorantim (iV) é o programa Parceria Votorantim Pela Educação (PVE), que tem como objetivo apoiar as redes municipais de ensino, incentivando a mobilização social (trazendo a comunidade para dentro da escola) e estimulando o desenvolvimento de competências para o fortalecimento da gestão educacional e das instituição de ensino. Educação é um tema que nos move. Saiba mais sobre as atividades e investimentos realizados pelo iV, em 2017, no PVE, em http://www.institutovotorantim.org.br/relatorio2017/pve.php