A INICIATIVA

Promovida pelo Instituto Votorantim e BNDES, em parceria as empresas investidas da Votorantim, o Instituto Arapyaú e a BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, a iniciativa Municípios contra o Coronavírus tem a missão de apoiar os municípios brasileiros no gerenciamento e enfrentamento da crise relacionada a covid-19.

Dentre as frentes da iniciativa estão:

Mentoria e assessoria para combate ao covid-19 , com orientação técnica e especializada em gestão de saúde para municípios em todo o território nacional, selecionados via edital e por meio de indicação de municípios de influência das empresas investidas da Votorantim e parceiros.

Telemedicina , oferecida pelo Instituto Votorantim, tem soluções de triagem, autoatendimento, teleorientação e teleconsulta com profissionais da área da saúde para municípios selecionados.

Webinar , em parceria com a BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, com temas relacionadas a Covid-19, como aspectos clínicos da doença; gestão da saúde e liderança na pandemia; e cuidados com a equipe de saúde.

Ferramentas e conteúdos , que apoiam os municípios em gestão e comunicação, trazendo informações sobre prevenção e contenção do Coronavírus.

MENTORIA E ASSESSORIA

A mentoria e assessoria ofertada aos municípios participantes tem por objetivo dar suporte técnico e estratégico na área da saúde pública e gestão, para o planejamento de ações de controle e tratamento da população no enfrentamento da pandemia. O trabalho consiste em apoiar remotamente as equipes municipais que estão atuando na gestão do covid-19.

A ATUAÇÃO
OFERECE SUPORTE
EM CINCO EIXOS:

COMUNICAÇÃO E
DISTANCIAMENTO

Comunicar de maneira efetiva para informar, fomentar práticas de prevenção e orientar a busca pelos serviços de saúde de forma resolutiva.

GONVERNAÇA
DE CRISE

Tomar decisões, montar estrutura coordenada e exercer durante a crise.

ASSISTÊNCIA

Preparar o sistema de saúde para prestar assistência durante a epidemia de forma resolutiva.

VIGILÂNCIA

Construir inteligência para o enfrentamento da crise a partir do monitoramento de casos e dos dados demográficos e epidemiológicos da população.

IMPACTOS
FISCAIS

Análise de impactos fiscais decorrentes da crise e apoio no planejamento de recursos e medidas para alcance do equilíbrio fiscal e para conter a crise econômica no municípios.

TELEMEDICINA

Com foco em inovação, o Instituto Votorantim, em parceria com a Elogroup e Laura, oferece soluções de triagem automatizada, manejo clínico, protocolos médicos, dentre outros serviços de gestão de saúde para municípios, atuando com dois focos principais:

O piloto foi iniciado em maio/2020 e está em andamento em quatro municípios: Araraquara/SP, Araripina/PE, Catanduva/SP e Muriaé/MG. A ampliação poderá ser realizada para outros municípios conforme resultados do piloto.

Webinars

O Instituto Votorantim, em parceria com a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo realiza semanalmente videoconferências com temas relacionados à gestão da saúde em época de crise. Confira a agenda e inscreva-se:

04/06

Quinta-Feira - 18h

Como garantir qualidade assistencial e segurança do paciente

11/06

Quinta-Feira - 18h

Manejo clínico e ventilatório do paciente com covid-19.

18/06

Quinta-Feira - 18h

Boas práticas de isolamento: soluções criativas para conscientização das pessoas a respeito da necessidade do isolamento

Ferramentas e Conteúdos

Espaço criado para você acessar e baixar todos os materiais técnicos e de divulgação da iniciativa Municípios Contra o Corona.

Acesse e baixe o material

Índice de vulnerabilidade
Municipal (IVM)

O IVM foi elaborado com objetivo de indicar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19. O IVM utiliza dados secundários públicos obtidos por meio de fontes oficiais.

A consulta e utilização do IVM é disponibilizada gratuitamente para apoiar a tomada de decisão de gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia.

O sistema permite a realização de buscas por regiões geográficas, pilares temáticos, níveis de criticidade e o cruzamento com o número de casos confirmados e óbitos por município, que são atualizados diariamente.

    31/05/2020

    Cidades mais vulneráveis ao coronavírus têm sistema de saúde despreparado

    O Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), desenvolvido pelo Instituto Votorantim em parceria...

    LEIA MAIS
    29/05/2020

    Adequação dos espaços físicos e importância dos controles de acesso durante a pandemia

    Na última quinta-feira (28) aconteceu a décima segunda palestra da iniciativa Webinar Saúde...

    LEIA MAIS
    20/05/2020

    Estoque de materiais e otimização de equipamentos em tempos de crise

    Profissionais da BP - A Beneficiência Portuguesa de São Paulo falam sobre o fluxo no controle e...

    LEIA MAIS

CONTATO

Para tirar dúvidas e contribuir com
sugestões, deixe sua mensagem.



Apoio:
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#