A INICIATIVA

O Instituto Votorantim e o BNDES, em conjunto com as empresas Investidas Votorantim e parceiros, estão apoiando municípios brasileiros no gerenciamento e enfrentamento da crise relacionada à COVID-19, por meio de mentoria e assessoria técnica em saúde.

Em 2020 a iniciativa contribuiu com 151 municípios de todas as regiões do país trazendo resultados significativos para a redução de casos e óbitos, quando comparados com municípios com as mesmas características que não receberam o programa. Por esse impacto, o programa o “Municípios contra o Coronavírus” foi um dos quatro ganhadores do Prêmio latino-americano de Comunidades Sustentáveis (Prêmio Transformadores - RedEAmérica).

Em 2021 as ações de apoio ao enfrentamento à COVID-19 e gestão de saúde continuam.

Dentre as frentes da iniciativa estão:

Mentoria e assessoria para combate à COVID-19 e Assistência integral à saúde, com orientação técnica e especializada em gestão de saúde para municípios em todo o território nacional, selecionados via chamada e por meio de indicação de municípios de influência das empresas investidas da Votorantim e parceiros.

Ferramentas e conteúdos, que apoiam os municípios em gestão e comunicação, trazendo informações sobre prevenção e contenção do Coronavírus.

CONHEÇA O PROGRAMA DE APOIO À GESTÃO PÚBLICA EM SAÚDE 2021!

Além disso, para apoiar essa e outras iniciativas voltadas à contenção da pandemia, o Instituto Votorantim desenvolveu índices que contribuem para o acompanhamento dos municípios:

Índice de Vulnerabilidade Municipal, uma régua de avaliação sobre as fragilidades da saúde municipal dos territórios brasileiros.

Índice de Desigualdade da Oferta, uma ferramenta de dados para apoiar os municípios na gestão de equipamentos de saúde.

MENTORIA E ASSESSORIA

A iniciativa apoia os municípios no fortalecimento de práticas e competências de gestão. A partir de uma análise com profissionais da área de saúde, são definidas ações prioritárias para o enfrentamento à COVID-19 e para a Assistência integral à saúde.

Com o apoio dos consultores, as equipes locais são orientadas e instrumentalizadas para implementar planos de ação e novos processos que contribuam com a gestão de saúde do município. A mentoria é online, com práticas aplicadas e ferramentas de gestão, por até 6 meses.

O programa está estruturado em duas frentes com seis eixos temáticos:

CHAMADA DE MUNICÍPIOS 2021

Desde 2012 atuando pela ampliação das capacidades do poder público municipal, o Programa de Apoio à Gestão Pública redirecionou suas ações após a pandemia para apoiar os municípios no gerenciamento da crise. Em 2020 lançou a iniciativa Municípios contra o Coronavírus, que impactou na redução de casos de COVID-19 e número de óbitos. Agora, em 2021, torna pública a sua nova edição, o Apoio à Gestão Pública em Saúde.

A abordagem técnica foi construída considerando os desafios dos gestores e oferece assessoria em duas frentes:

Continuidade do enfrentamento à COVID-19

Assistência integral à saúde

Para cada município é traçada uma rota de desenvolvimento que identifica temas prioritários. As mentorias são conduzidas por consultores especializados e acontecem semanalmente. Com duração de 6 meses, têm ciclos rápidos de implementação, o que propicia o replanejamento de ações.

Ao fim do ciclo, o município terá avançado em competências de gestão, gestão de recursos e uma assistência mais eficiente na saúde municipal.

Ferramentas e Conteúdos

Espaço criado para você acessar e baixar todos os materiais técnicos e de divulgação da iniciativa Municípios Contra o Coronavírus.

ACESSE E BAIXE O MATERIAL

IVM

Índice de vulnerabilidade Municipal

O IVM foi elaborado com objetivo de indicar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19. O IVM utiliza dados secundários públicos obtidos por meio de fontes oficiais.

A consulta e utilização do IVM é disponibilizada gratuitamente para apoiar a tomada de decisão de gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia.

O sistema permite a realização de buscas por regiões geográficas, pilares temáticos, níveis de criticidade e o cruzamento com o número de casos confirmados e óbitos por município, que são atualizados diariamente.

ACESSE E PESQUISE O IVM DO SEU MUNICÍPIO

IDO

Índice de Desigualdade da Oferta

O Índice de Desigualdade da Oferta (IDO) foi elaborado pelo Instituto Votorantim com objetivo de indicar o grau de concentração na oferta dos equipamentos de saúde (Leitos hospitalares, Leitos de UTI e Ventiladores) no Brasil e nos diferentes estados da federação.

A consulta e utilização do IDO é disponibilizada gratuitamente para apoiar a avaliação das políticas públicas e a tomada de decisão de gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia e fortalecimento da estrutura de saúde no Brasil.

ACESSE E PESQUISE OS EQUIPAMENTOS

CONTATO

Para tirar dúvidas e contribuir
com sugestões, deixe sua mensagem.


Apoio:
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#