Índice de desigualdade da oferta - IDO
Stripes

O Índice de Desigualdade da Oferta (IDO) foi elaborado pelo Instituto Votorantim com objetivo de indicar o grau de concentração na oferta dos equipamentos de saúde (Leitos hospitalares, Leitos de UTI e Ventiladores) no Brasil e nos diferentes estados da federação. Desde o início da pandemia da COVID19, o Brasil apresentou um crescimento muito expressivo na oferta destes equipamentos. Assim, o IDO busca avaliar de que forma se deu a distribuição destes equipamentos e os diferentes níveis de desigualdade no acesso da população a eles no território nacional. Baseado na metodologia do índice GINI (índice que mede concentração de renda), o IDO utiliza dados secundários públicos obtidos por meio do CNES (cadastro nacional de estabelecimentos de saúde).

A consulta e utilização do IDO é disponibilizada gratuitamente para apoiar a avaliação das políticas públicas e a tomada de decisão de gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia e fortalecimento da estrutura de saúde no Brasil. O sistema do IDO permite a realização de buscas por regiões geográficas, níveis de criticidade e o cruzamento com o IVM (Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (divulgado em março de 2020 no início da pandemia) e o número de casos confirmados e óbitos por município, que são atualizados diariamente.

O Instituto Votorantim acredita que o acesso à informação e a instrumentalização de todos que estão atuando de alguma maneira no combate à pandemia e no fortalecimento da estrutura de saúde é fundamental para superarmos a crise.