Capital Humano

É o eixo estratégico que investe no fortalecimento da cidadania e promoção do desenvolvimento individual por meio de iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte, capacitação profissional e defesa e proteção dos direitos civis, com foco nas crianças e adolescentes.

Conheça as metodologias e programas trabalhados:

Parceria Votorantim pela Educação (PVE)

O programa contribui para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim e atua em parceria com as prefeituras e secretarias de educação. A iniciativa é certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

Com ações de mobilização social e fortalecimento da gestão pública e escolar, a estratégia é engajar a comunidade, fomentar a demanda por uma educação de qualidade e qualificar a oferta de ensino por meio do suporte à gestão escolar e do incentivo à aplicação das políticas nacionais na educação.

Desde o início da aplicação, em 2008, a iniciativa tem acumulado resultados positivos, com impacto também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Um estudo comparativo entre os municípios com o PVE e um grupo-controle, realizado de 2007 a 2013, indicou avanço de 30% de evolução do índice nos municípios que aplicaram a metodologia do programa.

O PVE em números:

  • 5.300 alunos impactados;
  • 348 escolas alcançadas;
  • 253 escolas aplicaram a metodologia Indique (Indicadores de Qualidade na Educação);
  • 53 municípios já foram impactados pelo PVE desde sua criação;

Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA)

Pautado pelo diagnóstico de temas críticos, o programa atua com apoio direto a projetos de combate à violação de direitos das crianças e adolescente, e atendimento a esse público.

A iniciativa ajuda no fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para cumprir seu papel nos municípios, com recursos próprios das empresas, ou incentivados.

Em 2015, nove municípios brasileiros contaram com as ações do VIA.

Apoio a projetos

Além do PVE e VIA, o Instituto apoia tecnicamente a seleção e gestão de iniciativas locais nas áreas de cultura, esporte, educação e trabalho, beneficiados pelo investimento social das empresas.

Na área de cultura, as ações são divididas em três linhas: difusão e acesso cultural, formação artística da comunidade e capacitação de mediadores culturais.

Em esportes, o foco é dividido em três tipos de investimentos: núcleos de promoção de atividades esportivas, capacitação de agentes esportivos e reforço de equipamentos públicos destinados ao tema.

Na área de educação, as iniciativas são voltadas à formação complementar e à elevação da escolaridade.

Em trabalho, estão as ações de qualificação ligadas à Lei da Aprendizagem, voltada ao público a partir de 14 anos, e cursos de capacitação profissional focados na inserção dos jovens no mercado de trabalho a partir das demandas identificadas na região.

Projetos apoiados em 2015:

  • 57 dentro das três linhas de cultura;
  • 15 na área de esportes;
  • 15 em educação, além do PVE;
  • 17 iniciativas relacionadas ao trabalho e capacitação profissional;