O aluno protagonista

Há três anos, o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que em 2018 está presente em mais de 100 municípios brasileiros contribuindo com a melhoria da educação pública nas localidades em que há operações da Votorantim, por meio de parcerias com as prefeituras e secretarias municipais de Educação, uniu-se ao projeto Criativos da Escola, do Instituto Alana, para também promover o protagonismo dos alunos envolvidos no PVE.

Desde então, o Instituto Votorantim e o Alana promovem juntos a transformação por meio da educação nestas localidades e o programa do iV conta com uma categoria especial, a Destaque Nacional PVE,  no Desafio Criativos da Escola – premiação homônima ao projeto, que visa o reconhecimento de crianças e jovens que transformaram as suas realidades com ações de melhorias sociais (saiba mais). “Juntamos nossas forças e competências e aproveitamos a capabilidade do IV para nos aproximar das escolas das cidades em que o PVE atua. Nosso propósito comum é  potencializarmos juntos projetos de protagonismo infanto-juvenil e contribuir para a construção de uma nova narrativa de valorização do jovem e seu potencial de criatividade transformadora”, explica Angélica Garcia, coordenadora do Criativos da Escola.

Como empatia e comprometimento são palavras-chaves para que o PVE e o Criativos da Escola aconteçam, Angélica conta que a participação dos agentes mobilizadores é o diferencial desta parceria. “Somamos esforços com  a rede de mobilizadores da Votorantim. São eles que, juntamente com os formadores do CEDAC e CENPEC, parceiros técnicos do PVE,divulgam o Desafio localmente e incentivam a criação de projetos por parte dos estudantes,. É interessante perceber como nossos expertises se complementam”, comenta.

Ainda dá tempo

No ano passado, o Desafio Criativos da Escola obteve 1492 projetos inscritos e premiou em 11 categorias distintas. Para participar da edição de 2018, basta inscrever-se  até 1 de outubro no site. (Projetos gerais/ Projetos PVE)

Para incentivar os estudantes a realizarem projetos de transformação de seu entorno, recentemente o Instituto Alana lançou um jogo de cartas intitulado “Criativos na Escola – A Missão”. Por meio de perguntas os estudantes são apoiados no desenvolvimento de seus projetos:  sentem o problema que querem enfrentar, imaginam possíveis maneiras de solucioná-lo, realizam essas transformações e compartilham o quê e como foi feito.

Formado por um conjunto de 48 cartas, “A missão” está disponível para download gratuito no site do Criativos da Escola. Dentre as perguntas sugeridas no jogo estão: “de quantas maneiras diferentes e criativas a gente consegue resolver o problema escolhido?, “quais objetivos pretendemos atingir com nossa ação?”; ”; “a gente está criticando demais as ideias que cada um(a) compartilha?”. (Clique aqui e faça o download do jogo)

Conheça outras atividades e projetos do Alana