Oportunidades – Dezembro 2017

Municípios podem aderir a programa do Governo Federal voltado à infância até junho de 2018

Foi prorrogado até 30 de junho de 2018 o prazo de adesão para participar do programa Criança Feliz, voltado a crianças brasileiras que estejam ainda nos primeiros anos de vida e em situação de vulnerabilidade social. A nova fase contempla os municípios que já estavam aptos a receber a iniciativa, mas não haviam aderido à primeira etapa ou não preencheram os requisitos anteriormente.

No Brasil, 2.624 cidades fazem parte do Criança Feliz, mas até junho este número poderá chegar a 3.457. Podem aderir os municípios que tenham ao menos um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com registro no Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social (CadSuas) e, no mínimo, 140 pessoas do público prioritário do programa.

A formalização das adesões será feita mensalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social até junho, por isso, as cidades que estiverem estruturadas para receber o programa poderão começar as atividades assim que aprovadas. Mais informações no site do Governo do Brasil.

Escola do Trabalhador oferece cursos gratuitos online para capacitação profissional

Recentemente, o Ministério do Trabalho lançou um portal com cursos gratuitos de Ensino a Distância (EaD). É a Escola do Trabalhador, que possui cursos de capacitação online, gratuitos e sem a necessidade de escolaridade mínima para se inscrever.

A plataforma virtual possui cursos de introdução ao Excel, recursos humanos, gestão de qualidade, folha de pagamento, demonstrações contábeis, empreendedorismo na pesca, entre várias outras opções. Cada um deles possui, em média, 40 horas de duração e fica disponível por dois meses após a inscrição.

Para fazer os cursos, é preciso apenas um computador ou outro aparelho com conexão à Internet. Basta fazer um pré-cadastro e iniciar a qualificação. Outras informações podem ser obtidas no site da Escola do Trabalhador.