Parcerias do bem – iV e PNUD

Promover benefícios sociais por meio de ações sustentáveis é a missão do Instituto Votorantim. E por esse motivo, somos uma das organizações comprometidas com o “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, um pacto global que tem o compromisso de garantir as necessidades básicas dos seres humanos para formar uma sociedade mais justa, igualitária e próspera.

Mas sabendo que grandes feitos só podem ser realizados com o auxílio de boas parcerias, o iV tem orgulho em dizer que segue nessa empreitada com o apoio de instituições importantes e benéficas, entre elas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que tem exatamente o propósito de empoderar vidas e fortalecer nações por meio da inclusão social, da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento econômico.

Como tudo começou

A ligação entre o iV e o PNUD teve início ainda em 2014, em um evento para discutir o papel da indústria extrativa no crescimento econômico sustentável e no prosperidade social. Um pouco mais tarde, em 2015, reafirmaram a parceria quando 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovaram a Agenda 2030.

Ao todo, o plano de ação da Agenda possui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), todos baseados em compromissos mais amplos com o objetivo de: erradicar a pobreza extrema, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade de gênero e autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.  

E para contribuir com a causa, o iV e o PNUD foram atrás de negócios amplos envolvendo o setor público e privado que possibilitassem uma mudança sustentável efetiva. Encontraram oportunidade na indústria de mineração, por ser um negócio global e, geralmente, estar localizado em áreas remotas e menos desenvolvidas. Juntos, descobriram que o negócio tem a capacidade e o potencial de mobilizar recursos humanos, físicos, tecnológicos e financeiros para promover o avanço dos ODS, criando empregos, incentivando a inovação, ampliando os investimentos e promovendo maior infraestrutura.

De acordo com o Atlas: Mapeando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Mineração que tem como objetivo apresentar uma visão ampla de oportunidades e desafios para demonstrar as contribuições potenciais e reais do setor de mineração na realização dos ODS – nas últimas décadas, a indústria fez avanços significativos na melhoria do modo de geração dos impactos ambientais e sociais, na proteção da saúde dos seus trabalhadores, no alcance da eficiência energética, no respeito e apoio aos direitos humanos, em proporcionar oportunidades de emprego decente e promover o desenvolvimento econômico.

Para Ieva Lazareviciute, oficial de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a parceria é “essencial para alcançar os objetivos compartilhados e promover evolução, melhoria e bem-estar da sociedade como um todo”.

Clique para conhecer melhor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.