Projetos de proteção aos direitos da criança e do adolescente são realizados em municípios do MT

Duas visitas técnicas importantes foram realizadas recentemente para acompanhar os projetos de Contexto de Obras e Justiça Restaurativa, ambos do Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA), um programa do Instituto Votorantim que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes de todo o Brasil.

 

A analista de Projetos Sociais do iV, Domênica Falcão, fez parte da equipe que foi até o Mato Grosso e contou um pouco mais sobre a viagem.

 

“Visitamos dois projetos que compreendem a mesma temática: Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente. O primeiro (Contexto de Obras), em Aripuanã, tem foco no fortalecimento da atuação da rede de proteção social local – que envolve Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar e CMDCA –, e na construção de um plano municipal de combate à violência sexual de crianças e adolescentes, a fim de internalizar na gestão pública os instrumentos de monitoramento e atendimento à criança e aos adolescentes vítimas de abuso. Já o programa de Justiça Restaurativa, no distrito de Conselvan, tem a finalidade de capacitar professores em práticas restaurativas para reduzir a violência escolar nas suas mais diversas formas.

 

Durante os cinco dias de acompanhamento, fui a reuniões de alinhamento com gestores e participei de ações de sensibilização dos projetos. Fazer essas visitas técnicas possibilita conhecer o contexto local, bem como ter uma interlocução mais próxima entre a gestão local e o parceiro técnico, resultando em contribuições significativas para o êxito do projeto”.

 

Acesse a página do VIA para saber mais sobre o programa!