.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Y Z Ver Todos
  • CAGED

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. É utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais. (Ministério do Trabalho e Emprego, http://www.mte.gov.br/caged/default.asp)

  • Conferência Nacional de Juventude

Espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade sobre os desafios do segmento juvenil e as ações que devem ser tomadas pelo governo para respondê-los. (Conferência Nacional de Juventude, www.juventude.gov.br/conferencia)

  • Democratização do acesso

Ações que promovam igualdade de oportunidades ao acesso e fruição de bens, produtos e serviços culturais, bem como ao exercício de atividades profissionais. A democratização de acesso pressupõe atenção a camadas da população menos assistidas ou excluídas do exercício de seus direitos culturais por sua condição social, etnia, deficiência, gênero, faixa etária, domicílio, ocupação, para cumprimento do disposto no artigo 215 da Constituição Federal. (Ministério da Cultura, www.cultura.gov.br)

  • Desenvolvimento Sustentável

Aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades. (Comissão Brundtland / ONU, 1987)

  • Empreendedorismo

Conjunto de comportamentos e atividades adotados por pessoas que detectam uma oportunidade de negócio e se dedicam à criação de uma nova empresa para explorar essa oportunidade. O empreendedor é uma pessoa visionária, criativa, prática e pragmática, que sabe como ultrapassar obstáculos para criar mudanças significativas e sistêmicas. Possui uma proposta verdadeiramente inovadora e demonstra estratégias concretas para disseminação dessa idéia nacional e/ou internacionalmente. (Ashoka, www.ashoka.org.br)

  • ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

É um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, com base nas competências e habilidades que estruturam o Exame. (Inep, www.inep.gov.br)

  • Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Estatuto da Criança e do Adolescente regulamentou as conquistas em favor das crianças e adolescentes, apontadas no artigo 227 da Constituição Federal de 1988: "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".
 
A abordagem inovadora do ECA reconhece a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, recomendando sua proteção como prioridade e dever da família, da sociedade e do Estado, com algumas orientações: que se evite ao máximo o abrigamento; manutenção e fortalecimento de vínculos familiares, e internação por períodos curtos; mobilização da opinião pública; e municipalização do atendimento e descentralização dos recursos.
 
Os instrumentos usados pelo ECA para ajudá-lo com a implementação do estatuto são os Conselhos Tutelares (encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente), os Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais de Direitos (encarregado de definir, deliberar e controlar as políticas de atendimento à criança e ao adolescente) e os Fundos Municipais, Estaduais e Nacional de Direitos (conta bancária administrada pelos Conselhos de Direitos destinado à realização de projetos e programas que atendam diretamente às necessidades de crianças e adolescentes). (Estatuto da Criança e do Adolescente, http://www.planalto.gov.br/)

  • Ética

Estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto. (Dicionário Aurélio Buarque de Holanda)

  • Gife - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas

O Gife - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, é a primeira associação da América do Sul a reunir empresas, institutos e fundações de origem privada ou instituída que praticam investimento social privado - repasse de recursos privados para fins públicos por meio de projetos sociais, culturais e ambientais, de forma planejada, monitorada e sistemática. Além de trabalhar para o aperfeiçoamento e difusão dos conceitos e práticas do investimento social privado, o GIFE contribui para que seus associados desenvolvam com eficácia e excelência seus projetos e atividades, subsidiando-os com informações qualificadas. (Gife, www.gife.org.br)

  • IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado para sintetizar o rendimento escolar do aluno, a partir do seu desempenho em exames, e assim melhorar o sistema de educação no Brasil. Cada escola possui metas próprias e a sociedade pode acompanhar a projeção do índice de cada instituição no site do IDEB. (Ministério da Educação, http://portal.mec.gov.br)

1234