.
logo Prêmio Líder Social

Unidade: Fibria
Município: Aracruz (ES)
Categoria: Ecoeficiência e Meio Ambiente

Reciclando ideias

O projeto ‘Gestão da coleta seletiva na área administrativa’ foi idealizado por um estagiário da área de Meio Ambiente Florestal da Fibria, em Aracruz (ES). Thiago Reggiani Cotta buscou entender toda a cadeia do lixo em uma área administrativa – da produção à reciclagem. Em seu diagnóstico percebeu falhas no processo de coleta e potenciais soluções.

Além de contribuir com a conservação ambiental, a iniciativa gera valor ao negócio, já que a revisão de processos e a sensibilização dos funcionários diminuem gastos da companhia com transporte e manuseio de resíduos.

De início, a ideia já apresentou bons resultados como a melhoria do processo de separação do lixo e a destinação dos materiais recicláveis. O estudo também mapeou carências em capacitação de funcionários que trabalham com o manuseio destes resíduos.

O projeto aposta, ainda, na mobilização dos próprios colaboradores para tornar mais eficiente a destinação do lixo produzido. A proposta de continuidade se pauta em ações de sensibilização e mecanismos de monitoramento dos resíduos produzidos na Unidade.

Próximo Finalista 2010