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Área de Negócio - Todas as unidades da Votorantim no Brasil.

Síntese - O projeto Identidade Votorantim nasceu como resultado da expansão do Grupo Votorantim, refletindo a evolução de sua governança corporativa e o novo conceito de Grupo Único que começava a permear toda a organização. O projeto, que expressa o jeito de ser e agir da empresa, contemplou a divulgação dos Valores do Grupo (solidez, ética, respeito, empreendedorismo e união), da Visão e da Aspiração, além do lançamento do Código de Conduta – norte do relacionamento do Grupo Votorantim com seus principais públicos.

SEREU

Depoimentos - “Nossa meta era criar sinergia e unicidade no jeito de ser e de agir do Grupo, explicitando o DNA Votorantim. Era preciso identificar os valores percebidos e praticados no dia-a-dia, alinhar com os valores da família de acionistas, planejar o conceito de comunicação que iria permear toda a campanha, treinar e capacitar os multiplicadores. Foi um importante trabalho em equipe que resultou no projeto Identidade Votorantim e nos valores explicitados através do SEREU” - Malu Weber, Gerente Corporativo de Comunicação.

“Nosso objetivo, no processo de difusão da Identidade Votorantim, era maior do que a simples divulgação do tema para os profissionais. Buscamos a compreensão, por parte de todos os funcionários, dos aspectos que compõem a Identidade (visão, aspiração, valores e código de conduta) e o compromisso das pessoas com a expressão prática dessa Identidade no seu dia-a-dia. Para atingir este objetivo, realizamos workshops de formação com todos os gestores da empresa que atuaram como disseminadores do tema para sua equipe. Foi um processo de difusão educativa do tema” - Marli Minatelli, Consultora de DHO.

Implantação - A campanha “Jeito de Ser Votorantim” foi lançada no dia 29 de junho de 2005, sendo batizada de Dia “V” – advindo de Valores e de Votorantim. Sensibilizados com a importância do assunto, os acionistas do Grupo aprovaram, em 2004, a realização de uma pesquisa com funcionários de todos os níveis da organização, com o objetivo de identificar os valores percebidos e praticados por eles no dia-a-dia. A surpresa positiva foi constatar, com os resultados da pesquisa, que a percepção dos funcionários estava praticamente alinhada aos valores preconizados pelos acionistas.
O próximo passo foi definir os valores para o Grupo todo, baseados na pesquisa e também nos valores vindos da família Ermírio de Moraes. Uma vez que os acionistas e executivos do Grupo chegaram a um consenso de 5 valores, a ação seguinte foi desenvolver os conteúdos e peças, e preparar uma campanha estruturada de comunicação para explicitar e divulgar o DNA da companhia. A equipe convocada para assumir o projeto determinou o escopo conceitual da Identidade Votorantim, que seria integrada pela Visão, Aspiração, Valores e Código de Conduta do Grupo.

A primeira ação planejada para a campanha Jeito de Ser Votorantim foi a divulgação dos Valores, pois ajudam a unir e identificar o grupo, além de sua instituição e formalização ajudarem na gestão e no desenvolvimento de pessoas. A partir das primeiras letras de cada um dos valores identificados (Solidez, Ética, Respeito, Empreendedorismo e União) foi criado o acróstico da campanha: SEREU.

Desafios - Um dos desafios no treinamento dos gestores que palestraram no Dia V foi mostrar que os valores até então existentes nas Unidades de Negócios deixariam de existir e que todos no Grupo Votorantim passariam a ter os mesmos valores. Outro grande desafio foi identificar a real “personalidade corporativa” do Grupo Votorantim, ao invés de simplesmente definí-la e tentar implementá-la de forma verticalizada.

Resultados - Em 2005, um ano após o lançamento da Identidade Votorantim, uma nova edição da pesquisa de clima organizacional foi realizada pela consultoria Hay Group e seus resultados apontaram melhoria nos níveis de satisfação dos funcionários. O estudo também apontou que 79% dos funcionários dizem conhecer e praticar os princípios e valores da empresa, enquanto a média nacional é de 62%.

Resumo
Beneficiados Funcionários efetivos e terceirizados, além dos fornecedores do Grupo Votorantim.
Abrangência Todas as unidades da Votorantim no Brasil
Equipe envolvida

Comitê de Comunicação do Grupo Votorantim e área de Desenvolvimento Humano Organizacional

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