.
RSS

Área de Negócio - Celulose e Papel (Fibria).

Síntese – O Plano Diretor de Meio Ambiente da Fibria (PDMA-Fibria) promove a integração dos princípios e práticas de responsabilidade ambiental da empresa com as macrotendências do setor nos cenários nacional e internacional. Dessa forma, as políticas e ações de natureza ambiental acabam contribuindo para aprimorar o próprio desempenho da empresa. Para atingir seus objetivos, o PDMA-Fibria traçou quatro programas estratégicos:

Plano Diretor de Meio Ambiente
  • Monitoramento das políticas, legislações e normas ambientais
  • Diálogo com os públicos de interesse (comunidade, acionistas, clientes, organizações da sociedade civil, órgãos do governo, fornecedores, funcionários, concorrência, instituições financeiras, comunidade empresarial, imprensa).
  • Prevenção e controle da poluição
  • Melhoria da competitividade

Uma das marcas do PDMA é a interatividade entre profissionais e programas. Assim, projetos bem-sucedidos de determinada unidade ou área serão operados em âmbito corporativo. Alguns exemplos são os projetos de reaproveitamento de resíduos sólidos e de compostagem, que já estão sendo analisados pelo PDMA.

Além disso, as reuniões do Grupo Técnico de Meio Ambiente são itinerantes, sempre que possível, para que os seus integrantes possam conhecer em profundidade as peculiaridades de cada iniciativa.

Implantação – O PDMA foi implantado em janeiro de 2005. A idéia é identificar e reunir todas as iniciativas da Fibria na área ambiental, sistematizá-las, priorizá-las e definir a sua aplicação corporativa, a partir de estratégias traçadas para toda a empresa.

Desafios – Envolver tanto o público interno quanto os fornecedores, comunidade, clientes, agência ambiental e outras partes interessadas no processo. Além disso, outra questão estratégica é envolver fornecedores, agentes governamentais e outras empresas do mesmo porte, por meio de parcerias, com o objetivo de promover a troca de experiências entre as partes.

Resultados – Apesar de o Plano Diretor de Meio Ambiente estar em implantação há pouco mais de um ano, alguns resultados positivos já estão sendo verificados. Um dos destaques é a redução significativa com relação aos desperdícios de materiais no processo de produção e também a queda nos volumes de resíduos emitidos.