.
RSS

Área de Negócio - Metais (VM).

Síntese - A Votorantim Metais, ao perceber a demanda por qualificação profissional, lazer e cultura na comunidade de Niquelândia, decidiu, juntamente com outras entidades públicas e privadas, construir uma unidade integrada do Sesi e Senai na cidade. Com isso, foi possível levar para o município cursos de qualificação profissional, de aprendizagem e de alfabetização de jovens e adultos, além de atividades de saúde, lazer e esporte.

Depoimento - “A Votorantim adota hoje uma política de benefícios compatível com as melhores práticas de mercado e acredita que a educação é o pilar para o crescimento e o desenvolvimento do nosso país” - Marco Aurélio de Assis Cardoso, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).

Implantação - O projeto nasceu em 2005 para atender à demanda de capacitação profissional da comunidade. Para colocá-lo em prática, foi feita uma parceria entre a VM, a mineradora Anglo American, a Prefeitura Municipal de Niquelândia e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Após optarem pela implantação de uma Unidade Integrada Sesi Senai, cada parte doou R$ 1 milhão, em espécie, terrenos ou equipamentos.
No Senai são ministrados cursos de qualificação profissional – eletricidade, manutenção industrial, informática, gestão e cursos à distância do nível básico ao técnico - e de aprendizagem – mecânica de manutenção industrial e eletricista de manutenção industrial. As habilitações priorizadas são em mecânica industrial, mineração e metalurgia.
Ao Sesi cabe desenvolver atividades de saúde, lazer e esporte, além de implementar em empresas e instituições cursos de alfabetização e educação de jovens e adultos. Deve executar também projetos especiais como o Cozinha Brasil, Caminhão da Cultura, Festival Sesi Violeiros, Sesi Ginástica na Empresa e Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho.

Desafios - O maior desafio foi a arrecadação de recursos e o acompanhamento da obra. O trabalho em parceria foi facilitado pelo projeto ser de grande interesse das partes envolvidas.
 
Resultados - A Unidade Integrada foi inaugurada em 5 de outubro de 2006 e já foram ministrados 23 cursos no Senai. Nessa instituição, de agosto a dezembro de 2006, foram 399 matriculados, dos quais 303 já se formaram. Para 2007, a previsão é ter 1.751 alunos no Senai, 375 no Sesi Educação e 314 alunos da educação infantil no Sesi Escola. Para o Sesi Lazer são previstos 22.929 usuários e 16 turmas de natação e hidroginástica, com público desde os 3 anos até a terceira idade. No Sesi Saúde, a expectativa é de que sejam feitas 7.360 consultas e 21.440 procedimentos.

Resumo
Beneficiados Comunidade de Niquelândia
Abrangência VM Niquelândia
Equipe envolvida

DHO

Parcerias

VM Niquelândia, Anglo American, Prefeitura Municipal de Niquelândia e Fieg