Mensagem do presidente

Na Votorantim, compartilhamos a visão de que a dimensão financeira não é suficiente para medir o verdadeiro desempenho de uma empresa, e que um negócio não pode ser uma ilha de prosperidade em um ambiente social fragilizado. Queremos ser uma empresa forte e conectada com uma sociedade igualmente forte, e nossos 100 anos de história – completados em 2018 – demonstram nosso compromisso em fazer disso uma realidade.

Em 2018, a estratégia de investimento social da Votorantim movimentou R$ 123 milhões em iniciativas no Brasil, na Colômbia, na Argentina e no Peru. O Instituto apoia a execução da estratégia em um trabalho realizado em estreita colaboração com as empresas, para os quais o Instituto representa um núcleo de inteligência social e inovação que ajuda na construção de legados sociais positivos nas áreas de influência da Votorantim. A atuação coerente com os negócios, a robustez do planejamento e da gestão dos investimentos e o foco em resultados são diferenciais importantes das iniciativas desenvolvidas.

Esse tem sido o caminho percorrido pelo Instituto desde a sua fundação, em 2002, em um processo de amadurecimento contínuo que envolve a atenção ao cenário e às tendências na área social, oportunidades e necessidades dos negócios, o aprimoramento das metodologias e o estabelecimento de parcerias estratégicas. Sempre de olho no futuro e no impacto social, avançamos de modo consistente e consolidamos impactos positivos para os diversos negócios.

Um dos grandes marcos dessa trajetória em 2018 foi, sem dúvida, o trabalho de definição do DNA Social da Votorantim, um processo coordenado pelo Instituto Votorantim e que envolveu acionistas e executivos de todas as empresas investidas. DNA não é algo que se constrói ele é a essência, o código que orienta cada uma das suas características.

Por trás da ideia de sistematizar a identidade social da Votorantim em um documento validado pela alta governança estão os princípios de clareza, direcionamento estratégico e compromisso com as realizações que regem as demais dimensões do modelo de negócios da Votorantim. O novo documento não é um adendo a ser aplicado em situações pontuais ou específicas. Ele serve de diretriz para o trabalho cotidiano, o planejamento futuro, as decisões de investimento.

A partir do DNA Social, cada empregado de cada empresa investida da Votorantim pode e deve ser protagonista da sua atuação social da Votorantim e das transformações que pode impulsionar. Às lideranças, especialmente, cabe o papel de engajar por meio do exemplo e da visão estratégica para realizar, na prática, as ambições e desejos que movem a empresa em todas as esferas de atuação.

Nossos 100 anos de história, completados em 2018, demonstram nosso compromisso de ser uma empresa forte conectada com uma sociedade igualmente forte.

O Instituto Votorantim ajuda na construção de legados sociais positivos nas áreas de influência da Votorantim.

José Ermírio de Moraes Neto

Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Votorantim