Retrospectiva 2016: como foram as ações do Programa de Apoio à Gestão Pública

Foto aérea do município de Juquiá, com destaque para diversidade da vegetação ao entorno das construções da cidade

Criado em 2012, o programa de Apoio à Gestão Pública (AGP) é uma iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Há quatro anos, busca contribuir na gestão pública dos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e população inferior a 50 mil habitantes, onde há operações da Votorantim. Para isso, o programa atua em duas frentes: equilíbrio fiscal e ordenamento territorial.

Em 2016, já começou com novidades: em fevereiro, foi lançado o projeto Sobral de Futuro, em Sobral, no Ceará. A iniciativa integra o AGP, e é focada no desenvolvimento da educação, saúde, habitação, segurança pública e mobilidade urbana no município ao longo dos anos (www.institutovotorantim.org.br/projeto-sobral-de-futuro-integra-sociedade).

O município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, também contou com o programa. Resultado da ação do AGP, a iniciativa conta com apoio do Instituto Votorantim, Fibria, BNDES e BID na região, e em abril, recebeu o Seminário da Validação dos Indicadores da Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES), em julho deste ano (www.institutovotorantim.org.br/seminario-encerra-primeira-etapa-do-plano-tres-lagoas-sustentavel).

O meio do ano marcou o Novo Plano Diretor Participativo em Cantagalo, na região serrana do Rio de Janeiro. A aprovação ocorreu em junho, e o texto foi desenvolvido junto ao AGP, que desde 2013 atua na localidade (www.institutovotorantim.org.br/novo-plano-diretor-vai-orientar-desenvolvimento-em-cantagalo).

Em julho, ocorreu o Seminário Sobral de Futuro, que reuniu a população e autoridades para debater as metas estabelecidas e discutir o Documento de Visão em Sobral, no Ceará (www.institutovotorantim.org.br/seminario-reune-populacao-para-avanco-do-planejamento-municipal-de-sobral).

Ainda no sétimo mês, no Mato Grosso do Sul, o Plano Três Lagoas Sustentável integrou o Seminário da Validação dos Indicadores da Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES) (www.institutovotorantim.org.br/seminario-encerra-primeira-etapa-do-plano-tres-lagoas-sustentavel).

Outra novidade foi a área específica no nosso site para o Boletim AGP, que, desde julho, traz as novidades sobre a iniciativa (www.institutovotorantim.org.br/conecte-se/agp).

No Vale do Ribeira, ao sul do estado de São Paulo, o programa chegou à fase final em Juquiá, Miracatu e Tapiraí em agosto. Desde 2014, os municípios participam do AGP e, após a etapa de Modernização de Gestão, seguiram para o Ordenamento Territorial, com previsão de conclusão em dezembro (www.institutovotorantim.org.br/apoio-a-gestao-publica-segue-para-etapa-final-no-vale-do-ribeira).

O case Primavera Sustentável, desenvolvido em Primavera, no Pará, com apoio da Votorantim Cimentos, também foi notícia em agosto. Com a instalação da nova unidade da empresa, a arrecadação tributária da cidade aumentou exponencialmente (www.institutovotorantim.org.br/primavera-sustentavel-o-valor-compartilhado-da-votorantim-cimentos).

Ainda em Primavera, foi a vez de destacar o AGP, em novembro. Com o programa, os gestores municipais participaram de cursos e capacitações para otimizar o uso dos recursos de maneira sustentável e transparente (www.institutovotorantim.org.br/votorantim-cimentos-contribui-para-o-desenvolvimento-sustentavel-em-primavera).

Em 2017, seguiremos com nossas ações e esperamos auxiliar cada vez mais municípios a crescerem e se desenvolverem. Continue nos acompanhando!

#TodosGanhamCapacidade
Criado em 2012, o programa de Apoio à Gestão Pública (AGP) é fruto da parceria entre Instituto Votorantim, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para modernização da gestão e melhoria na infraestrutura local onde há operações da Votorantim. Acompanhe-nos também pelo Facebook, Twitter e YouTube.