Gestão do Portfólio de Projetos

Para que o planejamento seja concretizado de maneira efetiva, é necessário o acompanhamento qualificado das ações que serão realizadas.

O Instituto Votorantim orienta as empresas na gestão de seu portfólio de projetos e oferece apoio técnico, ferramentas e sistemas para o monitorar o andamento das ações, marcos atingidos e indicadores de resultados de cada projeto.

Quando há desvios em relação ao plano, buscamos a causa raiz dos problemas e a implantação de ações corretivas que regularizem o andamento do projeto. Tudo isso é visível, de forma gerencial, em uma plataforma online.

Ferramentas de Gestão

O Instituto Votorantim atua como núcleo de estratégia social e como direcionador e impulsionador da performance social das empresas Votorantim.

Com ferramentas e metodologias, desempenha o papel de hub social e estabelece os relacionamentos entre parceiros, empresas e comunidade, identificando as possíveis ameaças e quais podem ser as alavancas para novos negócios.

Toda a Gestão Estratégica Social é estruturada em quatro etapas: Planejamento da Atuação Social e Prospecção de Parcerias (P); Contratação, Formalização, Execução dos Projetos e Ações de Parceria (D); Monitoramento dos Projetos e Portfólio e Gestão da Parceria (C); Avaliação de Impactos e Gestão de Conhecimento (A).

O Instituto esquematiza toda a estratégia social, com base na Agenda das Empresas, para sistematizar as ações de acordo com o calendário de ações da Votorantim em cada localidade.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA

Quatro barras dipostas lateralmente, em sequência, da esquerda para a direita. São elas: Diálogo estratégico; Mandato; Planejamento estratégico e Orçamento. Acima de cada uma delas, há setas para a direita: Entendimento do ambiente interno e externo; SWOT - definição de prioridades; Balanced Scorecard (BSC); e Orlçamento e Portfólio de projetos.

CONSTRUÇÃO DA ESTRATÉGIA SOCIAL
(METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO – GUIA ISE)

Quatro barras dispostas lateralmente, em sequência, da esquerda para a direita. São elas: Priorização de localidades; Caracterização de localidades; Agenda Social; Planejamento. Entendimento do ambiente interno e externo; SWOT - definição de prioridades; Balanced Scorecard (BSC); e Orlçamento e Portfólio de projetos.

O acompanhamento de cada etapa, até a contratação e formalização de projetos sociais, é feito pelo sistema Gerenciador de Projetos Sociais da Votorantim (GPSV).

 Sete setas dipostas lateralmente, da esquerda para a direita, em sequência. Cada uma delas indica uma etapa. São elas: Prospecção de parceiros; cartas-convite; formulário; avaliação; aprovação; formalização de parcerias; gestão de projetos e portfólio.

ACESSE A ÁREA RESTRITA DO GPSV

Com o sistema, é possível acompanhar o ciclo de vida dos programas e ações e, com base nisso, avaliar o impacto e desempenho das iniciativas, além de mensurar qual é o resultado do investimento social privado.

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E IMPACTOS

Três barras dispostas lateralmente, da esquerda para a direita, em sequência. Cada uma delas indica um ciclo de vida do programa. São elas: desenvolvimento do produto; execução; avaliação.

Um exemplo da metodologia foi o Case Primavera Sustentável, em Primavera, no Pará. Com o projeto, houve um retorno 4,5 vezes maior que o valor investido pela Votorantim Cimentos, que contou com a expertise do Instituto para chegar a este resultado.