Parceria Votorantim pela Educação (PVE)

Estar presente faz a diferença

Sobre

O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim e atua em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação.

Público-alvo direto

  • Gestores educacionais
  • Gestores escolares
  • Mobilizadores

Público-alvo Indireto

  • Professores e alunos das redes públicas municipais

A iniciativa, certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, tem acumulado resultados positivos, com impacto, também, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

35% de avanço no IDEB
no ensino fundamental I
(1° a 5° série)

45% de avanço no IDEB
no ensino fundamental II
(6° a 9° série)

Um estudo comparativo entre os municípios com o PVE e um grupo-controle, realizado de 2007 a 2013, indicou avanço de 30% de evolução do índice nos municípios que aplicaram a metodologia do programa em relação aos demais.

Em 2016, o estudo indicou um avanço ainda maior: a evolução do Ideb nos municípios do programa foi de 38% no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) e de 45% no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano).

Para 2018, ano do centenário da Votorantim, o intuito é atingir 100 municípios com o PVE. Para isso, além da modalidade individual da iniciativa, em 2017, a atuação também ocorre por meio de polos. Nesta modalidade, a atuação é feita de maneira conjunta em dois a quatro municípios, estimulando a troca de experiências e cooperação entre eles.

Além disso, as empresas investidas da Votorantim estão trabalhando com a mobilização dos funcionários em atividades de voluntariado e mobilização social.

Ao todo, um contingente de mais de 40 mil pessoas, com múltiplos conhecimentos e habilidades, soma forças ao PVE e aumenta o poder de transformar a educação nos municípios.

  • Parceiro técnico e executor:

  • Parceiros técnicos institucionais:

Como funciona?

Criado em 2008, o PVE atua em duas frentes: mobilização social e fortalecimento da gestão.

Em mobilização social, o foco é o engajamento da comunidade, visando o aumento da participação local nas demandas por uma educação de qualidade.

São utilizadas ferramentas que aproximam as famílias das escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infantil.

Na frente de fortalecimento da gestão, o PVE contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino. As ações buscam o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares.

Ainda nesta frente, o PVE busca o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação como um todo.

O PVE conta, ainda, com metodologias, ferramentas e conteúdos de parceiros como: Fundação Lemann, Todos Pela Educação, Canal Futura e Instituto Alana.

Números

8 anos de
atuação
53 municípios
participantes
1700 pessoas atuando em
grupos de mobilização
795 escolas
alcançadas
700 mil alunos
impactados
1590 diretores e coordenadores
pedagógicos capacitados

Atuação do PVE

Em 2017, o PVE está presente em 53 municípios

Distribuídos em 16 estados brasileiros

Realizadas pelas 8 empresas Votorantim(CBA, Citrosuco, Fibria, Legado das Águas, Votorantim Cimentos, Votorantim Energia, Nexa, Votorantim Siderurgia.)

Vídeos das ações do PVE

Confira outros materiais relacionados