Parceria pela Valorização da Educação (PVE)

Estar presente faz a diferença

Bem-vindos ao PVE 2019!

É com muita alegria que nos encontramos para discutir nossos desafios e estratégias, firmando compromissos para a implementação do Parceria pela Valorização da Educação (PVE) em mais de 100 municípios brasileiros.

Passados 10 anos de programa, o PVE mudou de nome para deixar ainda mais claro o seu propósito: a Valorização da Educação. E para atingirmos este objetivo em cada cidade onde estamos presente, a sua Parceria é muito importante.

Outra mudança é que, neste ano, cada cidade irá identificar, junto com o formador, um problema educacional e definirá estratégias para solucioná-lo. Desta forma, o Programa estará mais aderente às necessidades específicas dos municípios.

Continuaremos trabalhando em duas grandes frentes – gestão e mobilização. A primeira delas se refere à melhoria da educação pública a partir da qualificação de práticas de gestão, desenvolvendo competências para favorecer a atuação eficiente de gestores educacionais e escolares. A segunda diz respeito à mobilização de comunidades em prol de uma educação de qualidade.

Você não estará sozinho nesta empreitada! Este fichário já contém a Matriz de Competências do PVE apresentando o que vamos trabalhar nas frentes de gestão educacional, gestão escolar e mobilização social. Use-o ao longo do ano para guardar todos os materiais que terá acesso durante as formações que o programa irá oferecer aos gestores e mobilizadores de cada município.

A transformação é possível quando somamos esforços. Todos juntos, pela Valorização da Educação!

 

Sobre

O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim e atua em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação.

Público-alvo direto

  • Gestores educacionais
  • Gestores escolares
  • Mobilizadores

Público-alvo Indireto

  • Professores e alunos das redes públicas municipais

A iniciativa, certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, tem acumulado resultados positivos, com impacto, também, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

35% de avanço no IDEB
no ensino fundamental I
(1° a 5° série)

45% de avanço no IDEB
no ensino fundamental II
(6° a 9° série)

Um estudo comparativo entre os municípios com o PVE e um grupo-controle, realizado de 2007 a 2013, indicou avanço de 30% de evolução do índice nos municípios que aplicaram a metodologia do programa em relação aos demais.

Em 2016, o estudo indicou um avanço ainda maior: a evolução do Ideb nos municípios do programa foi de 38% no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) e de 45% no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano).

Em 2018, ano do centenário da Votorantim, o intuito de atingir 100 municípios com o PVE foi alcançado, havendo 105 municípios brasileiros com o programa vigente. Para isso, além da modalidade individual da iniciativa, em 2017, a atuação também ocorre por meio de polos. Nesta modalidade, a atuação é feita de maneira conjunta em dois a quatro municípios, estimulando a troca de experiências e cooperação entre eles.

Além disso, as empresas investidas da Votorantim estão trabalhando com a mobilização dos funcionários em atividades de voluntariado e mobilização social.

Ao todo, um contingente de mais de 40 mil pessoas, com múltiplos conhecimentos e habilidades, soma forças ao PVE e aumenta o poder de transformar a educação nos municípios.

  • Parceiro técnico e executor:

  • Parceiros técnicos institucionais:

Categorias e prêmios

Criado em 2008, o PVE atua em duas frentes: mobilização social e fortalecimento da gestão.

Em mobilização social, o foco é o engajamento da comunidade, visando o aumento da participação local nas demandas por uma educação de qualidade.

São utilizadas ferramentas que aproximam as famílias das escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infantil.

Na frente de fortalecimento da gestão, o PVE contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino. As ações buscam o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares.

Ainda nesta frente, o PVE busca o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação como um todo.

O PVE conta, ainda, com metodologias, ferramentas e conteúdos de parceiros como: Cedac, Cenpec, Lemann, Todos pela educação e Futura.

Números de 2017

92% dos municípios apresentaram avanço
na régua de competências analisadas
72% dos municípios atingiram as
metas definidas para o ano
104 municípios participantes
em 17 estados
162 mil pessoas
mobilizadas
360 mil alunos
impactados
1.130 escolas
atendidas

Atuação do PVE

Vídeos das ações do PVE

Confira outros materiais relacionados