Voto Talks fomenta o debate sobre a participação feminina na liderança dos negócios

Na última semana de junho, o Instituto Votorantim (iV) promoveu, em parceria com a Votorantim S.A e o Banco Votorantim, mais uma edição do Voto Talks – um encontro mensal direcionado ao engajamento interno de lideranças das empresas investidas da Votorantim e suas equipes para a discussão de temas de vanguarda, que não necessariamente são tratados pelos negócios.

Sob o tema “Equidade de gênero: mulheres nos cargos de liderança”, o lugar de fala, dessa vez, foi ocupado por Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Mafoane Odara, coordenadora da área de Enfrentamento às Violências Contra as Mulheres e Meninas do Instituto Avon, e Rachel Maia, conselheira geral do Consulado e Câmara Dinamarquesa.

Mais de 200 convidados participaram presencialmente do bate-papo, que trouxe como pontos principais a ocupação feminina em cargos de influência e a diversidade étnico-racial e de gênero nas empresas. Ao final, Ligia Saad, coordenadora de Desenvolvimento Institucional do iV, presenteou as convidadas com biojoias feitas pela Xambiart, cooperativa de mulheres de Xambioá, no Tocantins, que já integrou o Programa ReDes (realizado em parceria com BNDES e BID) e, hoje, atinge resultados nacionais, como a presença no figurino da última novela das 21h, O Outro Lado do Paraíso (clique para saber mais). “Ficamos muito satisfeitos com este encontro, pois acreditamos na importância de trazer experiências externas que nos permitem olhar para dentro das empresas investidas da Votorantim e do próprio iV. Acreditamos que essas conversas podem fomentar transformações importantes na organização, sobretudo no que diz respeito à diversidade e à inclusão. Além disso, foi interessante conhecer três trajetórias distintas, únicas e inspiradoras. Sem dúvida, foi uma manhã enriquecedora para todos que ali estiveram”, afirma Saad.