World Mining Congress 2016 traz os ODS para o debate

O World Mining Congress (WMC) é um dos maiores eventos sobre mineração do mundo. Realizado a cada três anos, o congresso busca promover a troca de informações sobre ciência mineral, tecnologia, economia, saúde e segurança nas operações de mineração, além de discutir a preservação ambiental.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a 24ª edição do evento acontece de 18 a 21 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ), e conta com patrocínio da Nexa.

Criado em 1958, o WMC tem estabelecido uma rede de intercâmbio mundial que envolve profissionais atuantes em 42 países. A sustentabilidade na mineração é um dos pontos cruciais que serão abordados na programação deste ano.

Rafael Gioielli, gerente-geral de Planejamento e Desenvolvimento da Atuação Social do Instituto Votorantim, é um dos convidados para abordar a sustentabilidade na mineração. Ele afirma que a atividade é vital para a economia de muitos países e costuma estar associada, no campo socioambiental, a mais prejuízos do que a ganhos.

“O mergulho, pioneiro do setor, no entendimento da sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é um grande desafio e será fundamental para a evolução das práticas da mineração e para a melhor aceitação de sua contribuição econômica, social e ambiental. Vindo de uma indústria tão controversa, é um movimento significativo e que deveria ser seguido por outros setores”, defende.

Contexto

A mineração é um dos setores empenhados em entender de que forma o desenvolvimento de suas atividades está atrelado ao cumprimento das metas estabelecidas pelos ODS, lançados em setembro de 2015, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os ODS vieram como forma de atualizar e suceder os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Divididos em 17 objetivos e 169 metas, são resultado de um processo de consulta e participação global direcionadas aos esforços para promoção do desenvolvimento até 2030. As propostas e desafios defendidos no texto envolvem participação de governos, sociedade civil e empresas.

Para mais informações sobre a programação completa do 24° WMC, acesse o site do evento. Visite também a página da Estratégia ODS para conhecer todas as metas e objetivos estabelecidos pelo PNUD.